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Design4Circularity desenvolve primeiro conceito de embalagem circular para cosméticos

Em sua primeira e exclusiva colaboração na indústria de personal care, Clariant, Siegwerk, Borealis e Beiersdorf estão unindo suas expertises para enfrentar o desafio de criar embalagens recicláveis baseadas totalmente em resíduos de embalagens plásticas recuperadas para uso em aplicações cosméticas. A iniciativa pioneira, chamada “Design4Circularity”, está fornecendo inovações e insights para diferentes aspectos de design a fim de incentivar outras empresas a seguirem os princípios do design para circularidade.
A colaboração intersetorial busca desenvolver uma embalagem verdadeiramente circular ao incorporar a concepção de ciclo de vida completo em cada etapa do processo, criando um novo padrão para a indústria. A embalagem circular promove a redução de resíduos plásticos, do uso de material plástico virgem e do impacto climático, que são grandes desafios enfrentados pelo nosso planeta.
Richard Haldimann, Chief Technology and Sustainability Officer da Clariant, afirma: “Essa colaboração foi possível porque todos os participantes estão comprometidos com a economia circular através de programas que englobam toda a empresa e uma visão holística dos sistemas envolvidos. Para alcançar a circularidade, é necessária uma mudança completa no desenvolvimento das embalagens dos produtos e em suas matérias-primas, levando em consideração a reciclagem e o fim de vida da embalagem”.
Stefan Haep, Technology Head Brand Owner Collaboration da Siegwerk, acrescenta: “Nossa iniciativa é pioneira na avaliação da circularidade em todos os parâmetros de design, desde aditivos até materiais de garrafas e tintas, mapeando competências do setor, lacunas potenciais e pontos de prova de viabilidade para criar soluções viáveis e circulares.”
A missão era projetar uma solução de embalagem que gerasse um fluxo de entrada de resíduos mais limpos e que retornassem ao ciclo em aplicações de alto valor. Também deveria permitir a criação de materiais visuais de alta qualidade, utilizando formas diferenciadas, com as quais os consumidores associam as embalagens e marcas de cosméticos.
Para satisfazer esses três quesitos, a inovação se concentra em um frasco de poliolefina incolor com 100% de conteúdo PCR, inteiramente envelopado com um rótulo termoencolhível, impresso com tinta removível. Todos os materiais são totalmente recicláveis do ponto de vista técnico, podendo ser recuperados e usados para a mesma aplicação de alto valor.
Stefan Rüster, Packaging Expert, da Beiersdorf, complementa: “Seguimos uma ambiciosa Agenda de Sustentabilidade que envolve a adoção de recursos totalmente circulares. A solução de embalagem Design4Circularity é revolucionária para futuras aplicações de cosméticos. Através do trabalho árduo e do poder de inovação de todos os parceiros, conseguimos combinar os requisitos de design de uma embalagem cosmética com a circularidade completa. Temos muito orgulho desse sucesso e esperamos que motive nossos pares na indústria a fazerem o mesmo”.
Peter Voortmans, Global Commercial Director Consumer Products da Borealis, conclui: “Fazer a transformação para uma economia circular é um esforço em equipe. Somente em conjunto com parceiros que pensam da mesma forma poderemos construir um futuro mais consciente. Tudo começa com o design da embalagem juntamente com a infraestrutura certa de triagem e reciclagem. Por meio da colaboração, reinventamos fatores essenciais para uma vida sustentável”.
Desenvolvida para ser reciclada inúmeras vezes
Os parâmetros críticos do projeto incluíram a composição dos polímeros e aditivos, a seleção de material para o frasco e o rótulo termoencolhível, a triagem e remoção de tinta do material, a reciclabilidade e qualidade do PCR.
Para dar uma segunda vida aos resíduos da embalagem, o material precisa manter seu mais alto valor ao longo de vários ciclos de vida. A Borealis trouxe sua expertise em tecnologia de reciclagem mecânica avançada e transformacional, oferecendo PCR de alta qualidade com base na tecnologia proprietária Borcycle™.
Além disso, a Clariant colaborou com sua expertise em design para soluções de aditivos de reciclagem para garantir uma aditivação específica para proteger a qualidade do PCR e evitar a quebra da cadeia polimérica em cada etapa de reciclagem. Isso resultou em um material PCR adequado e de alto valor para atender repetidamente os critérios de alta qualidade das embalagens de consumo em Personal Care. A solução circular se concentra ainda em uma opção de frasco incolor, para aumentar a qualidade do PCR após a reciclagem.
Para diferenciar a embalagem, apesar de usar um frasco incolor, os parceiros decidiram por envelopá-lo integralmente com uma manga termorretrátil – a maneira ideal de permitir o design exclusivo de marcas individuais. Siegwerk, líder no segmento de tintas, conseguiu fornecer sistemas de tintas que, em colaboração com a Beiersdorf e um fabricante de filme termoencolhível, permitiram criar uma decoração integral, colorida e atraente. Além disso, a nova composição de tinta escolhida foi projetada para permitir sua remoção dentro de um processo de reciclagem, aumentando a circularidade da embalagem. A combinação frasco/rótulo termoencolhível foi projetada para permitir essa remoção em uma planta de recuperação de materiais.
Os primeiros testes de triagem com a atual infraestrutura de reciclagem comprovaram a capacidade de classificação do frasco de PEAD totalmente envelopado, alcançando uma alta recuperação do material do frasco. Além disso, a equipe de projeto realizou testes com garrafas PET transparentes com mangas integrais e obteve resultados semelhantes.
São necessários mais avanços na tecnologia de triagem/separação para atingir o objetivo final da economia circular de dar às garrafas incolores uma segunda vida em aplicações incolores, mantendo seu mais alto valor. Tecnologias como marca d’água digital ou inteligência artificial podem ajudar a atingir esses objetivos de sustentabilidade.

Borcycle™ marca registrada da Clariant

Fonte: EMG