A recuperação judicial da Artecola está encerrada. A Justiça decretou o encerramento do processo depois de quase 4,5 anos de tramitação. “Esta é mais uma importante etapa concluída. Sempre acreditamos na solidez e viabilidade do negócio químico, e na perpetuação da empresa. Tivemos a confiança de colaboradores, clientes, fornecedores e da comunidade para nos reorganizarmos e nos renovarmos, além de promover um grande aprendizado neste processo. A todos os nossos apoiadores, só temos a agradecer”, afirma o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.
O pedido de Recuperação Judicial foi protocolado no dia 5 de fevereiro de 2018. A decisão foi consequência da grave crise que se iniciou a partir de contratos com o Governo Federal assinados por uma das empresas que integrava a holding FXK Participações, da qual a Artecola faz parte. O não cumprimento do contrato pela contratante se refletiu na Artecola, que era fiadora e passou a ser acionada por credores. A situação desestruturou o planejamento financeiro da operação.
A aprovação do Plano de Recuperação ocorreu em Outubro de 2019, com prazo de até 15 anos para saldar os pagamentos devidos. “Como previsto em lei, solicitamos o encerramento após 24 meses de cumprimento do plano, observando plenamente todos os procedimentos legais e formais para encerramento da Recuperação Judicial. A Artecola tem cumprido integralmente os compromissos assumidos e seguirá honrando o que está pactuado”, enfatiza Eduardo Kunst.
Desde fevereiro de 2018, do total de empresas que tiveram Recuperação Judicial decretada no Brasil, apenas 21% conseguiram evitar a falência (fonte: Serasa Experian). “Mais uma vez, estamos na contramão das estatísticas. Mais uma vez, catalisamos transformação e estamos criando uma empresa a cada dia mais ágil e criativa”, comemora Kunst.
Advogado no processo de RJ e sócio do TWK Advogados, Gilberto Gornati destaca que o encerramento ocorreu de um modo exitoso e realista. “A Artecola pôde se reestruturar e superar o momento de dificuldade. Demonstrou novamente sua resiliência e capacidade de adequação, encerrando o processo com suas obrigações em dia, mesmo após as adversidades que a pandemia provocou, para seguir escrevendo sua longa história de sucesso.”
UMA HISTÓRIA DE 74 ANOS – A Artecola comemorou no dia 5 de maio seu aniversário de 74 anos, quando o Presidente Executivo anunciou o compromisso cada vez maior com a Sustentabilidade. Na ocasião, foi lançado o Relatório de Sustentabilidade, apresentando as ações realizadas em 2021, em alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, também, aos 10 princípios do Pacto Global. “Nesses quatro anos de RJ, mesmo com todos os desafios simultâneos, não deixamos de dar atenção a nenhum dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental”, comemora Eduardo Kunst. “E crescemos 38% em 2021, mesmo com o colapso na logística internacional e a inflação global acelerada.”
Recentemente, a Artecola assumiu uma nova identidade e estratégia de marca. A mudança faz parte do processo contínuo de evolução, traduzindo para o público externo as mudanças que vinham ocorrendo internamente. A marca Afix passou a identificar todas as linhas de produtos, tanto em adesivos, como em laminados termoplásticos.
Em mais de sete décadas de atuação, a empresa gerou milhares de vagas em diversas plantas, contribuiu para o desenvolvimento de comunidades e teve importante participação no crescimento de negócios em diversos setores de mercado. A Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade.
Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios – Indústria, Consumo e Extrusão – e produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.
Fonte: Imprensa Artecola
Grupo Boticário utiliza embalagem PET pós-consumo reciclado recolhido no litoral paulista
Tornar a indústria mais sustentável é uma das missões do...
VER MAIS