Na última sexta-feira (25/11), o Prêmio da Economia Verde, edição 2022, condecorou o diretor-presidente da Coopercaps, cooperativa de reciclagem modelo em São Paulo (SP), Telines Basilio do Nascimento Jr., conhecido com o “Carioca”. Com quase 20 anos de existência, a cooperativa de catadores da Capela do Socorro faz, em parceria com a prefeitura, a gestão de duas centrais mecanizadas de reciclagem, respondendo pelo descarte adequado de praticamente a metade dos resíduos sólidos da cidade de São Paulo.
As mudanças climáticas, provocadas pelas ações humanas, estão entre as questões mais prioritárias do planeta e que mais preocupam autoridades ao redor do mundo. Por isso, é importante estimular soluções que possam induzir e acelerar a transição para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil.
Na cerimônia de entrega do prêmio, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar da Economia Verde, destacou a importância do papel dos catadores. “É fundamental valorizar o papel destes agentes e defender o conceito da reciclagem e da economia verde, para mostrarmos ao mundo que é possível fazer do Brasil uma nação líder da nova economia: a economia de baixo carbono”.
A Frente Parlamentar da Economia Verde propõe soluções para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil, e conta com o apoio de mais de 30 entidades representativas nacionais de diversos setores. Durante evento de premiação, o presidente da Abralatas, Cátilo Candido, reafirmou a importância em destacar ações que promovam uma mudança de pensamento em favor de uma economia de baixo carbono. “Nosso objetivo principal é destacar pessoas que são exemplos e iniciativas que nos ajudam a transformar a nossa realidade e superar o maior desafio do século que é promover desenvolvimento econômico preservando o meio ambiente”, destacou Cátilo.
Ao receber o prêmio, o Carioca, presidente da Cooperativa, agradeceu o apoio. “Eu me sinto muito honrado e orgulhoso da história que estamos construindo e agradeço por quem esteve ao nosso lado e não nos deixou desistir. Sei que ainda há muito a ser feito e é fundamental investir em iniciativas que deem oportunidades e acredito que uma das melhores formas de trilhar novos rumos é, sem dúvida, com a educação”
O Prêmio da Economia Verde é concedido anualmente para 10 profissionais e representantes de organizações que de alguma forma inovaram, estimulando ações que favoreçam a pauta ESG.
Quem também recebeu o prêmio nesta sexta-feira (25/11) foi o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, José Valverde Filho, pioneiro e grande incentivador do avanço das soluções públicas e privadas de reciclagem em SP.
Frente Parlamentar da Economia Verde
A Frente Parlamentar da Economia Verde é um foro democrático multipartidário e multissetorial, que propõe soluções para induzir e acelerar a transição para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil. Apoiada por mais de 30 entidades representativas nacionais de diversos setores, contribui ativamente para o avanço e o aperfeiçoamento de matérias legislativas que tratam dessa nova ordem econômico-socioambiental.
Confira os 10 ganhadores do Prêmio deste ano:
- Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho do Bradesco
- João Pedro Nascimento, presidente da CVM
- Gustavo Montezano, presidente do BNDES
- Alexandre Gaio, presidente da Abrampa
- Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora federal do TRF3
- André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
- José Valverde Filho, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo
- Daniela Chiaretti, repórter especial de Meio Ambiente do Valor Econômico
- Deputado Distrital Rodrigo Delmasso
- Carioca, presidente da Coopercaps (cooperativa de reciclagem modelo)
Fonte: FSB Comunicação