Close

BASF leva inovações em economia circular do plástico para a Recy-Plastech 2023

A BASF vai apresentar suas soluções para reciclagem mecânica de plástico e circularidade de poliamidas no Seminário Internacional de Sustentabilidade e Reciclagem de Plásticos, Recy-Plastech 2023, realizado em 16 e 17 de agosto. No primeiro dia, o especialista técnico de Materiais de Performance da BASF, Rodrigo Pereira, vai apresentar o painel “Reciclagem Mecânica de Poliamidas: Desafios e tendências em aplicações técnicas”.

“Será uma ótima oportunidade para a troca de informações e oportunidades de novos desenvolvimentos nesse fórum que reúne especialistas e profissionais engajados no propósito de fomentar a economia circular garantindo uma nova vida para os plásticos”, afirma Jade Rodriguero Dino, do marketing de Aditivos para Plásticos da BASF para a América do Sul.

Com o objetivo de conferir qualidade ao plástico reciclado para que seja a melhor opção de matéria-prima para os fabricantes, a empresa desenvolveu o portfólio B-Cycle, que apoia todas as etapas da reciclagem mecânica. Para fazer a separação correta e evitar o excesso de rejeito que a diferenciação a olho nu acarreta, há a tecnologia trinamiX NIR, um dispositivo portátil de espectroscopia de infravermelho que identifica com precisão composição dos plásticos e oferece, inclusive, uma sofisticada análise de dados.

Há também diversas soluções para a etapa de limpeza. O lançamento mais recente é o produto 3 em 1, Soluprat Superfície B-Cycle, que é biodegradável e tem ação detergente, antiodor e antiespuma. Ele atende aos requisitos necessários para simplificar, agilizar e garantir a eficácia da lavagem ao eliminar sujeira, matéria orgânica e gordura, por exemplo.

Para o processo de extrusão e peletização, fase em que o resíduo plástico está mais suscetível à degradação térmica e oxidativa, os aditivos da linha IrgaCycle™ oferecem estabilidade ao processo, melhoram as propriedades mecânicas e conferem proteção térmica de longa duração para prevenir a degradação. Há blendas que incorporam coestabilizantes, que ajudam no processo de recuperação e injeção.

Circulaí

O negócio de Materiais de Performance, que produz compostos de poliamidas 6 e 6.6, criou o programa Circulaí, com o objetivo de ressignificar o refugo desses materiais e fomentar a utilização de materiais com conteúdo reciclado, favorecendo a rastreabilidade e retorno em aplicações de vida longa. A iniciativa é o foco da do painel apresentado por Rodrigo Pereira.

Com um time de especialistas em reutilização de recurso, resgate de sobras e melhoria de processo, o programa prepara os clientes e parceiros para a vivência da economia circular e reciclagem na prática.

O Ultramid® A3WG6 RC, feito a partir de poliamida reciclada, é um material com menor uso de fonte fóssil, de alta performance, com estabilidade confiável.

O Seminário será realizado no Auditório da ABIMAQ. Há informações adicionais no site Recy-Plastech.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe