Close

Avançando nos temas de resíduos de embalagens: O AmFiber™ Performance Paper da Amcor comprova sua reciclabilidade no Brasil

A Amcor (NYSE: AMCR, ASX: AMC), líder global no desenvolvimento e produção de soluções de embalagens responsáveis, anunciou que seu AmFiber™ Performance Paper foi comprovadamente reciclável no fluxo de reciclagem de papel misto do Brasil, marcando um avanço significativo na inovação de embalagens mais sustentáveis.

A taxa atual de reciclagem de papel no Brasil é de 66,9%, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ). Com isso em mente, a Amcor fez uma pergunta simples: “E se pudéssemos aumentar a reciclabilidade de algumas embalagens ao migrar mais delas para o AmFiber™ Performance Paper? E qual seria o impacto nos fluxos de reciclagem de papel?”

Para explorar essa questão, a Amcor fez parceria com a consultoria independente MAPA S.A. e recicladores locais para testar o impacto do AmFiber™ Performance Paper no material reciclado. Os resultados foram claros: a embalagem atendeu aos padrões essenciais de reciclabilidade e teve bom desempenho no fluxo de papel misto.

O estudo analisou o mercado de reciclagem de papel no Brasil, identificando restrições e volumes para diferentes tipos de papel, e até mesmo realizando testes de laboratório e em máquinas em recicladoras, proporcionando uma visão abrangente do desempenho da embalagem em sistemas de reciclagem reais. Os testes incluíram avaliações práticas do comportamento do material durante as etapas de triagem, polpação e processamento.

“Tivemos o prazer de apoiar a Amcor neste importante projeto,” disse Marcus Fattor, Diretor de Projetos da MAPA.SA Consultoria e Análises Socioambientais. “Dados os desafios da reciclagem de embalagens no Brasil, verificar se essa solução funciona na prática é uma conquista significativa.”

Recicladores locais endossam esse posicionamento: “Testamos o material e não tivemos problemas em reciclá-lo. Não houve dificuldades durante a etapa de desagregação,” afirmou Joel Odorizzi, responsável pelo Desenvolvimento e Qualidade da Alto Vale Celulose Indústria, Comércio e Representação de Papel Ltda. “Os testes mostraram que é possível escalar a reciclagem dentro dos nossos sistemas atuais, sempre observando parâmetros importantes como a pigmentação da embalagem.”

Esse avanço reforça o compromisso da Amcor em desenvolver soluções de embalagem que apoiem sua missão mais ampla de viabilizar uma economia circular, reduzir o impacto ambiental das embalagens e proteger o futuro.

“As embalagens desempenham um papel essencial em nossas vidas, principalmente ao apresentar e proteger produtos de forma eficaz. Embora essa tarefa pareça simples, ela exige muita ciência, engenharia e comprometimento,” disse Marcelo Queiroz, Vice-Presidente e Gerente Geral da Amcor Flexibles Brasil.

“Agora sabemos que nosso produto é reciclável dentro do sistema brasileiro, então o próximo passo é a colaboração. Estamos oferecendo aos nossos clientes uma alternativa de embalagem que já foi avaliada em termos de reciclabilidade.”

Fonte e foto: divulgação: Imprensa Amcor