Nos dias 23 e 24 de novembro aconteceu no Auditório do CIEE, em São Paulo, a 18ª edição do CONGRAF (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica). Dando sequência a uma história que começou na década de 60, em Águas de Lindoia, quando foi realizada a primeira edição do evento, o congresso apresentou temas vinculados a áreas como economia, gestão, produtividade, tendências e tecnologias, tendo como fio-condutor o slogan “O amanhã é hoje”.
E a programação começou em grande estilo, com o Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Gaúna, realizando uma performance como o personagem Homem de Ferro da Marvel, aludindo, aos mais de 300 congressistas presentes, à necessidade de estarmos atentos aos desafios do futuro (que já chegou) e ao espírito empreendedor e combativo do empresário gráfico, que, com trabalho e investimento, luta para superar as adversidades do mercado.
“É mais um momento histórico, entre tantos outros que a agenda de 2023 me reservou no cargo de Presidente da ABIGRAF Nacional”, disse Julião. “Hoje, temos aqui reunidas lideranças de empresas gráficas de todo o país, para debater desafios e tendências, e, claro, olhar para o futuro. Como diz o tema desta edição do CONGRAF, ‘O amanhã é hoje’, ele já chegou, e demanda de nós união e praticidade, e que tenhamos ferramentas eficazes de gestão e tecnologia para conseguirmos um crescimento sólido.”
João Scortecci, Presidente da ABIGRAF Regional São Paulo e anfitrião do evento, também deu as boas-vindas aos participantes. “Eventos com o CONGRAF são importantes para reunir aqueles que, diariamente, trabalham para construir a força de nosso setor. Agora, juntos, podemos debater e conhecer mais sobre o que nos aguarda em um futuro próximo para encontrar as melhores soluções para nossas empresas e nos prepararmos para o que está por vir”, analisou.
O 18º CONGRAF teve o patrocínio ouro de BlendPaper, Bobst, Chambril, Drupa, Eco3, Emme, Expo Print Latin America, Fespa Brasil 2024, Sindigraf SP e Suzano; patrocínio prata de Heidelberg, e patrocínio bronze de SunChemical.
Programação
A primeira palestra do CONGRAF teve como tema “Panorama e visões da economia brasileira” e foi ministrada por Roberto Simioni, economista chefe da Blue3 Investimentos (XP). Traçando um cenário amplo, Roberto apresentou as oscilações e dificuldades que o setor econômico do Brasil passará, destacando, contudo, que não se trata de um momento de pessimismo, mas, sim, de um período que demandará planejamento e sobretudo gestão baseada em dados por parte das empresas.
Na sequência, Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day, ministrou a palestra “Passo a passo: inovação e transformação digital na sua empresa”, mostrando os impactos da tecnologia digital nos processos de produção e gestão.
“Construção e valorização da marca como diferencial competitivo” foi o tema de Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands, que mostrou a importância de se construir marcas sólidas e como isso ajuda na conexão com o mercado consumidor, citando vários exemplos ilustrativos de empresas que atuam em diversos segmentos.
Encerrando o primeiro dia, Max Gehringer arrancou aplausos com sua palestra “Gerenciamento e mudanças para superação e excelência”. Focado na relação interpessoal dentro das empresas, Gehringer falou sobre sua experiência em gestão para destacar que a valorização do ser humano e das relações pessoais nas companhias são a chave para o sucesso.
Perspectivas para a Drupa
O segundo dia do CONGRAF trouxe, em sua programação, o conteúdo do Print Promotion World Summits, parte do Drupa World Tour realizado pela VDMA (Associação Gráfica alemã) com patrocínio das empresas Heidelberg, IST, Kama, KBA, Kurz, Müller Martini e Windmöller & Holscher.
Com temas como “Drupa 2024: o futuro da impressão é agora”, “Drupa 2024: o destaque da indústria global de impressão e embalagem”, “Impulsionadores de inovação e sustentabilidade”, foram apresentadas as tendências e perspectivas para o maior evento da indústria gráfica mundial, que acontecerá de 28 de maio a 7 de junho em Düsseldorf. O destaque ficou por conta do crescimento e expansão da impressão digital em todos os segmentos do setor (impressão, acabamento e gestão) bem como para a convergência de aplicações do produto impresso em outras áreas, que não o papel, como o setor de decoração e comunicação visual, por exemplo. A sustentabilidade e a busca por “soluções verdes” também apresentaram relevância e permearam grande parte das apresentações.
No final da primeira metade do dia, foram abertos os painéis de debates “Por que a sustentabilidade é importante”, “A próxima fronteira digital” e “Tecnologias e soluções setoriais de vanguarda”. Participaram executivos membros das empresas do Print Promotion World Summit com mediação de Fabio Arruda Mortara (Presidente da Two Sides Brasil), Hamilton Terni Costa (empresário e consultor) e Elcio de Souza (diretor da Escola SENAI), respectivamente.
Na segunda metade do dia, aconteceu a palestra “Inteligência artificial: aplicações práticas na indústria gráfica” com Kenneth Corrêa (diretor de estratégia na 80 20 marketing) e Rodrigo Abreu (CEO da AlphaGraphics do Brasil) e o painel de debate “Perspectivas de mercado para o setor gráfico”, com Alexandre Keese (diretor da APS Feiras), Bruno Cialone (consultor) e mediação de Julião Gaúna (Presidente da ABIGRAF Nacional).
Fonte: Parla Assessoria
Walter Schalka, presidente da Suzano, é reconhecido entre os melhores do ano
O presidente da Suzano, Walter Schalka, foi eleito o Executivo...
VER MAIS