Close

A caixa reciclável para cápsulas de lava roupas líquido da Procter & Gamble ganha o prêmio Diamond no 2022 Packaging Innovation Awards da Dow

 

A Dow anunciou os vencedores do Packaging Innovation Awards 2022 em uma cerimônia de apresentação virtual em 2 de fevereiro de 2023. O painel independente de jurados revisou mais de 170 inscrições de embalagens de todo o mundo com o objetivo de apresentar designs inovadores para o setor com base em três critérios: avanços tecnológicos; experiência de usuário; e impacto de sustentabilidade. Após uma avaliação minuciosa, os jurados selecionaram 28 embalagens que demonstraram excelência em, pelo menos, um dos critérios.

 

Para receber a honra máxima, o Diamond Award, uma embalagem deve demonstrar excelência em todos os três, como aconteceu com a Caixa para Cápsulas de Lava Roupas Liquido ECOCLIC® da Procter & Gamble (P&G). A embalagem de papelão com patente pendente é feita com materiais certificados pelo FSC e um mínimo de 70% de fibras recicladas; também é reciclável em fluxos de coleta de papel nas coletoras. Suas dimensões e design permitem 50% mais embalagens por palete e reduzem o número de caminhões nas instalações da P&G. A embalagem é certificada como segura para crianças e projetada com inclusão em mente. Ela responde à percepção dos consumidores de que problemas de destreza nos tanques de lavanderia existentes tornaram as embalagens difíceis de abrir. A embalagem passou por testes rigorosos com mais de 2.000 consumidores, incluindo pais, pessoas com limitações de destreza e deficiências visuais e cognitivas. Os participantes do teste responderam positivamente à facilidade de abertura, à qualidade da caixa e ao fechamento seguro de ‘um clique’, sinalizando que a embalagem está fechada.

 

Moustafa ElMihy, diretor de pesquisa de produtos e embalagens R&D SUD da P&G acrescentou: “A inovação sustentável em embalagens deve sempre vir com uma experiência agradável para o consumidor”.

 

Além do vencedor do Diamond Award, 27 outros projetos inspiradores foram reconhecidos com prêmios Platinum, Gold ou Silver. Cada distinção de prêmio representa o número de critérios atendidos e o nível de excelência.

 

O destaque brasileiro é a Cápsula de Refil Power Nature Veja, desenvolvida pela Reckitt, vencedora na categoria Platinum. A garrafa, feita com 50% de plástico PET pós-consumo reciclado (PCR), ainda traz um gatilho 100% plástico e manga PET tornando-a totalmente reciclável. Um cartucho de recarga concentrado permite que o consumidor recarregue e reutilize a garrafa 25 vezes. O cartucho de recarga utiliza 85% menos plástico do que uma garrafa cheia. Além disso, a embalagem possui um código QR que leva os consumidores a uma experiência de realidade aumentada onde podem navegar e descartar instruções de uso e um jogo de sustentabilidade educacional. Este conceito inovador no mercado brasileiro de higiene e limpeza oferece características essenciais para um design prático, funcional e sustentável, alinhado com a economia circular e em parceria com a EuReciclo.

 

 

A lista completa de vencedores inclui:

 

Diamond Award

  • Caixa P&G ECOCLIC® para cápsulas de detergente líquido da Procter & Gamble

Platinum Award

  • Bolsa lateral com fundo plano reforçado (3D) para arroz da Integated Plastics Packaging
  • Envoltório Protetor 3M Scotch™ Cushion Lock™ da 3M
  • Embalagens Recicláveis EcoTec para Alimentos para Pets da PLASTIANDINO SA
  • Bolsa com bico de polietileno de alta barreira para bebidas da Scholle IPN
  • Embalagem SoFresh Active para Pão da SoFresh, Inc.
  • Embalagem para comércio eletrônico Air Capsule da Procter & Gamble
  • Cápsula de Refil Power Nature Veja por Reckitt
  • Lenor In-Wash Scent Booster Cardboard Pack da Procter & Gamble

 

Gold Award

  • Almofada leve para Nutramilk Soymilk da PACKAGING INDUSTRIES LIMITED
  • Tampas confeccionadas com Polipropileno PCR a partir de Resíduos Flexíveis da Unilever
  • Embalagens Seda feitas com 100% HDPE PCR da Unilever
  • EnviroServe™ Bandejas de folhas verdes PET com filmes de cobertura SmartSeal® FRESH da Sonoco
  • Caixa de papelão ondulado com uso secundário embutido da Stora Enso
  • Embalagem reciclável para nozes direto ao consumidor (D2C) da Constantia Flexível
  • Caixa de abertura sem lâmina Pampers da Procter & Gamble
  • Laminação 100% polietileno com acabamento fosco para embalagens de alimentos para animais de estimação projetadas para serem recicladas da Folmex
  • Cápsulas de especiarias recicláveis Occo da Fuseno

 

Silver Award

  • Sachê de papel ProActive Recyclable® para o pó Purition Single-Dose Nutritional Powder da ProAmpac
  • Filme à base de cobre LifeSpan da Amcor
  • Bag-In-Box com Zip Lock (BIBZip) da Emami Agrotech Ltda.
  • Danoninho Ice Yogurt Pocket com Design Conversível para Consumo Líquido ou Congelado da Amcor Flexível e Gualapack
  • Snappots Heinz Beanz recicláveis feitos com plásticos reciclados da The Kraft Heinz Company
  • Saco de válvula 2 em 1 Hexabag da Imballaggio
  • Garrafa de Danacol reciclável e sem rótulo da Graham Packaging
  • Garrafa de refil de plástico reciclável simples e leve da ALPLA
  • Bandeja CPET natural com PCR da Sonoco
  • Bolsas transparentes recicláveis com acabamento fosco para chá da Constantia Flexível

 

“Os consumidores exigem que as embalagens de hoje reduzam o desperdício e minimizem o impacto ambiental com designs inovadores que sejam fáceis de usar e ecológicos”, disse Karen S. Carter, presidente da Dow Packaging & Specialty Plastics. “O Packaging Innovation Awards é mais do que apenas uma competição. É uma fonte de inspiração e motivação para superar as expectativas dos clientes e consumidores em todas as dimensões do desempenho da embalagem. Os inscritos deste ano aceitaram o desafio e elevaram o nível de qualidade.”

 

A experiência dos prêmios

“Mesmo depois de mais de 30 anos desta competição, continuamos a ver designs de embalagens verdadeiramente inovadores que nos levam a soluções mais sustentáveis com o usuário final em mente”, comentou o juiz principal

 

David Luttenberger, diretor global de embalagens do Mintel Group, Ltd. “O vencedor do Diamond deste ano é um exemplo perfeito disso. Por um lado, a caixa de papelão da P&G para cápsulas de lava roupas líquido serve para ser reciclada no lixo doméstico e também é feita de fibra reciclada. Por outro lado, foi projetada com uma visão importante do consumidor em mente para tornar o produto mais acessível.”

 

Uma reapresentação da cerimônia de premiação ao vivo de 2022 pode ser encontrada aqui. Para mais informações e imagens de cada inscrição vencedora, visite www.DowPackagingAwards.com/.

 

Os prêmios continuam a reconhecer soluções de embalagem de classe mundial que demonstram avanço tecnológico, embalagem responsável e experiência aprimorada do usuário. Incentivamos todos no setor a participar da próxima edição do Prêmio de Inovação em Embalagens – Packaging Innovation Awards. Mais informações serão postadas on-line e no TwitterLinkedIn.

 

Fonte: Agência Oribá