Close

A embalagem como instrumento de valorização da cultura e tradição de um povo

Primeiro volume da nova coleção bilíngue Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World, escrito por Assunta Napolitano Camilo, diretora da FuturePack, será lançado no dia 07 de dezembro, em São Paulo

 

O papel principal da embalagem é conter, acondicionar, proteger e conservar o produto. Ela está presente na vida de todos exercendo outra importante função: contando a cultura, a história e a tradição dos povos através do design, das formas, cores, imagens e personagens.

 

O primeiro livro da coleção bilíngue Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World – traz embalagens do Brasil, divididas em suas cinco regiões: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte e embalagens de sete países da Europa Ocidental: Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Noruega e Suécia. O lançamento acontece no dia 07 de dezembro durante a Conferência de Feiras Internacionais, em São Paulo.

 

A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos, como indígenas, portugueses, africanos e também dos vários imigrantes.  A influência dos índios na culinária, na região Norte do Brasil, por exemplo, estão presente nos pratos típicos, como o tucupi, o tacacá e a maniçoba.  Já a mandioca é usada para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Hoje esta herança cultural  pode ser vista nas gôndolas através das embalagens que evocam o sentimento de pertencimento.

 

Na região Sul, a cultura vinícola é uma importante contribuição dos imigrantes italianos.  A família Valduga começou a produzir vinhos em 1875, no Vale dos Vinhedos, e a tradição familiar continua, com a terceira geração à frente dos negócios.  As garrafas dos vinhos da Casa Valduga valorizam a relação e a paixão que os consumidores brasileiros e internacionais têm por essa bebida.

 

A história do continente europeu tem acontecimentos marcantes, como a Revolução Industrial, Revolução Francesa, e primeira e segunda guerras mundiais, que influenciaram a cultura desses povos.  A escola alemã Bauhaus foi precursora do design moderno, com suas formas e linhas simples definidas pelo conceito de funcionalismo.  Esta estética é reverenciada nas embalagens de produtos da Alemanha.

 

O objetivo da obra é proporcionar uma viagem pela pluralidade cultural do mundo, transportando os leitores para a história de vários países sob a perspectiva das embalagens.  “Este primeiro volume do livro mostra também a importância do design e das embalagens como ferramenta de narrativas que relembram sentimentos e memórias afetivas dos consumidores com as marcas e os produtos,” afirma Assunta Napolitano Camilo, autora do livro e da consultoria de embalagens FuturePack.

 

Hugo Ladeira, presidente da Owens-Illinois, recorda como as embalagens de vidro fazem parte da história da humanidade: No final da Idade Média, surgiram as primeiras garrafas capazes de transportar líquidos, como espumantes e vinhos. Novamente, a necessidade impulsionou a inventividade. E o design avançou para aprimorar as garrafas porque as normas para a produção de alimentos, no período medieval, se tornaram mais severas para evitar contaminações. Embalagem e design formam uma parceria indissolúvel. A revolução industrial acelerou a evolução e a expansão desses segmentos”.

Organizado pela FuturePack e com patrocínio da Owens-Illinois, Ball e Valgroup, o livro tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – o Programa de Ação Cultural (ProAc), e apoio do Instituto de Embalagens.

 

Serviço

Título: Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World

Autora: Assunta Napolitano Camilo

Lançamento: 07 de dezembro, às 17 h

Local: ABIMAQ – Avenida Jabaquara, 2925, São Paulo

Onde comprar: www.embalagensmundoafora.com.br

 

Sobre a autora

Assunta Napolitano Camilo

Engenheira mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Especialista em administração industrial pela FCAV/USP e em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pela Business School. Atua há mais de 39 anos no mercado de embalagens, com experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão de empresas, como Cyklop, Dixie Toga, Tetra Pak e Ripasa. Articulista e palestrante internacional dos seguintes temas: embalagens, tendências, inovações e sustentabilidade. Participa das principais feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados a embalagens: Interpack, K, Emballage, Chinaplas, Canton Fair, ISM, Envase, Tokyo Pack, SIAL, Ambalaj, Tecnoalimentaria, Anuga, Drupa, Pack Expo, Envase, Andina, Drinktec etc. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Profissional do Ano 2011 e Melhor Embalagem do Ano em 2013 pela revista Embanews. Atualmente, é diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack.

 

Sobre a FuturePack

A FuturePack é uma empresa de consultoria em embalagens, que atua há 25 anos no desenvolvimento de novos mercados, pesquisa de tendências e inovações, pesquisas amplas ou restritas, planejamento estratégico, desenvolvimento de embalagens.

Com muitos projetos executados no Brasil, a empresa busca sempre compartilhar valor e gerar impactos positivos que contribuem para o crescimento da cadeia de valor de embalagens.