Close

Ação voluntária em prol da educação infantil mobiliza Owens-Illinois

No mês do voluntariado, alunos de dois centros educacionais na zona sul de São Paulo ganharão um dia especial voltado para a realização de atividades lúdicas, brincadeiras e muita diversão. O Dia Viva Unido é uma ação promovida pela ONG United Way Brasil e contará com a participação de colaboradores da Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro.

 

No próximo dia 24 de novembro, os funcionários da O-I trocarão a rotina da empresa para completarem o time de voluntários de mais sete multinacionais que, unidos, conduzirão atividades para estimular o aprendizado infantil, como jogos interativos, contação de histórias e recreações que promovem a saúde. Além dos voluntários, os pais das crianças também poderão participar das atividades e brincadeiras, que serão realizadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) Jardim São Luiz II e Parque Fernanda​, no bairro Campo Limpo.

 

A iniciativa é promovida pela ONG há 16 anos e simboliza o esforço de voluntários, pais e pedagogos para melhorar a aprendizagem das crianças, além de destacar a importância da educação na primeira infância para o futuro do País. “A O-I incentiva com entusiasmo o voluntariado, por isso a parceria com a United Way e as ações internas que promovemos nos enchem de satisfação. Nosso time conta com colaboradores engajados e temos a certeza que, juntos, podemos construir um Brasil melhor”, diz Rildo Lima, presidente da O-I e do Conselho da United Way Brasil.

 

Este será o segundo ano em que a estagiária Juliana Pereira participará do Dia Viva Unido e a jovem espera colaborar com a doação de tempo, trabalho e força de vontade para fazer a diferença. “Estou ansiosa para este momento, principalmente por saber que posso fazer parte de algo tão bacana e contribuir de alguma forma para uma sociedade melhor”, diz.

 

Para Gabriela Bighetti, diretora executiva da United Way Brasil, o evento é uma oportunidade que permite empresas participarem juntas de uma grande ação em defesa de uma causa nobre.  “O Dia Viva Unido foi criado para que as pessoas possam colocar a mão na massa. Ter oito grandes empresas participando de uma mesma ação e unindo forças para chamar a atenção para uma questão relevante como a educação infantil, é algo muito positivo e merece destaque”, diz.

 

As atividades do Dia Viva Unido integram o programa Crescer Aprendendo, que realiza a formação de pais, familiares e funcionários das escolas e beneficia cerca de 1200 crianças de 10 centros de educação infantil em São Paulo. O desafio atual é ampliar o alcance das ações a partir do próximo ano, chegando a regiões onde as dificuldades de aprendizado são mais acentuadas. Segundo avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em outubro, 54% dos alunos de oito anos têm índice de leitura considerado insuficiente.

 

Além da leitura, o programa Crescer Aprendendo envolve outras áreas do aprendizado, como importância do brincar, comportamento e papel do pai, saúde e alimentação. A United Way é a maior instituição filantrópica do mundo. Ela existe há 125 anos e está presente em mais de 40 países. No Brasil, são 19 mil pessoas beneficiadas com projetos voltados para infância e juventude desde 2001.

 

Fonte: Ketchum