Em junho de 2023, a Coca-Cola Indonésia, em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners Indonésia (CCEP Indonésia), lançou as primeiras garrafas feitas de 100 % rPET (excluindo tampas e rótulos) para Coca-Cola, Fanta, Sprite e Sprite Waterlymon. O PET reciclado é fornecido por um dos pioneiros da reciclagem na Indonésia, a Amandina Bumi Nusantara. A empresa opera uma planta de reciclagem de plásticos nos arredores de Jacarta com dois sistemas de reciclagem bottle to bottle recoSTAR PET HC iV+ da Starlinger e processa 3.000 toneladas de garrafas PET coletadas todos os meses. São produzidos dois tipos de pellets de rPET de grau de garrafa transparente – um para bebidas carbonatadas e outro para água mineral. Além disso, a empresa fornece flakes lavados a quente em cores transparentes e azul-claro.
“Escolhemos o equipamento de reciclagem de garrafas PET da Starlinger porque a empresa é reconhecida como uma fornecedora líder de máquinas de reciclagem de primeira linha, conhecida por seu desempenho e confiabilidade excepcionais”, disse Suharji Gasali, Diretor Administrativo da Amandina Bumi Nusantara. “Além disso, a decisão foi influenciada pela aprovação prestigiosa que recebeu do Sistema Coca-Cola Indonésia – um testemunho dos altos padrões do equipamento e sua conformidade com os requisitos da indústria. Em essência, a combinação da reputação da Starlinger e o endosso do Sistema Coca-Cola tornou-a a escolha ideal para a Amandina na busca de soluções de reciclagem eficientes e confiáveis.”
A instalação dos dois sistemas de reciclagem de PET foi realizada por técnicos locais do escritório filial da Starlinger na Indonésia, PT Starlinger SEA, no outono de 2022. A equipe da Starlinger no escritório filial em Surabaia cuida das instalações das máquinas, serviços e trabalhos de manutenção, bem como pedidos de peças de reposição para clientes da Starlinger na região do sudeste asiático e fornece suporte imediato, se necessário.
Obtenção responsável de matérias-primas
A Amandina auxilia as empresas a alcançarem suas metas de sustentabilidade fornecendo PET reciclado competitivo produzido a partir de matérias-primas obtidas de forma responsável. Para a coleta de garrafas PET pós-consumo, a Amandina Bumi Nusantara colabora com a Fundação Mahija Parahita Nusantara, uma organização sem fins lucrativos fundada pela CCEP Indonésia e pela Dynapack Asia. Como em muitos outros países asiáticos, mais de 90% das atividades de coleta de resíduos plásticos na Indonésia são realizadas por catadores de resíduos no setor informal – chamados de “heróis da reciclagem” pela Amandina e Mahija. O percentual restante é gerenciado por meio de sistemas formalizados, como bancos de resíduos e outros esforços de coleta organizados.
A CCEP Indonésia tem como objetivo tornar 100% de suas embalagens recicláveis e garantir que pelo menos 50% das garrafas de plástico sejam feitas de rPET até 2025. As metas da empresa para 2030 são coletar 100% de suas garrafas de plástico para entrar no ciclo de reciclagem e eliminar plástico virgem em suas garrafas de plástico.
Além do PET, outros tipos de plásticos, como garrafas de PE ou copos de PP, são coletados e reciclados na Indonésia. O governo tem trabalhado no desenvolvimento de estratégias para abordar resíduos plásticos e promover práticas de reciclagem. Em 2019, adotou uma regulamentação com o objetivo de reduzir o desperdício em 30% até 2029. No entanto, a aplicação e implementação das regulamentações variam. O envolvimento de empresas privadas no apoio a iniciativas de reciclagem é comum e elas frequentemente desempenham um papel significativo na conscientização ambiental e na promoção de práticas sustentáveis. Isso pode incluir apoio financeiro, bem como recursos e expertise para impulsionar programas de reciclagem, especialmente em colaboração com comunidades e organizações locais. A Coca-Cola e a Dynapack Asia, por exemplo, estão apoiando atividades sociais da plataforma de obtenção responsável mencionada acima, Mahija Parahita Nusantara.
Qualidade certificada para uso alimentício
A Amandina Bumi Nusantara é a primeira empresa de reciclagem de PET que obteve o Certificado de Produto de Marcação SNI (SPPT) do Instituto de Padronização Nacional (BSN) para implementação do Padrão Nacional da Indonésia (SNI) 8424:2017. Este padrão, estabelecido pelo Ministério da Indústria da Indonésia, protege os interesses do consumidor e garante que a qualidade dos produtos feitos de resina de PET reciclado seja mantida. Ele inclui estágios rigorosos de qualificação, amostragem de alto padrão, bem como procedimentos de teste e avaliação de produtos para garantir que o processo de reciclagem de PET atenda aos critérios desejados de segurança, sustentabilidade e desempenho. Desde o seu lançamento em 2017, tornou-se uma referência importante no setor de reciclagem de PET. Além disso, a Amandina Bumi Nusantara obteve padrões do Instituto Nacional de Controle de Medicamentos e Alimentos (BPOM), Halal, e FSSC 22000, que aprovaram o uso de rPET em embalagens de alimentos e bebidas.
Fonte: Imprensa Starlinger
Klabin lança selo que atesta qualidade do produto para contato direto com o alimento
Para facilitar a comunicação com seus clientes e assegurar a...
VER MAIS