Amazonas tem novos PEVs para descarte de embalagens de aço pós-consumo

Os parceiros da Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, no Estado do Amazonas foram responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada de 1.228,10 toneladas de embalagens de aço pós-consumo, superando a meta estadual de cerca de 850 toneladas (22%), e cumprindo 31,7% de logística reversa na região. Todo o volume destinado pelo Programa foi submetido à validação do verificador de resultados Central de Custódia. Viabilizando o escoamento de latas de aço com a rastreabilidade necessária, o Programa também colocou à disposição do consumidor final 24 pontos de entrega voluntária para o descarte de latas de aço em parceria com a Ambipar Triciclo.

A fim de promover a logística reversa no Amazonas, a associação, junto à Ambipar Triciclo, disponibilizou PEVs parceiros, retorna machines, aos consumidores finais para garantir que as embalagens de aço pós-consumo sejam corretamente encaminhadas à revalorização. “Isso conecta o consumidor final ao nosso propósito de destinação correta de embalagens, garantindo maior aderência, principalmente, daqueles que não se engajam facilmente com o tema da logística reversa. Além disso, a rastreabilidade é garantida pela comprovação via nota fiscal de venda destas embalagens à siderúrgica parceira Gerdau”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Gabriela Rangel, coordenadora de cooperativas Prolata, acrescenta que as atividades da Prolata Reciclagem em Manaus, capital do Estado, também deram continuidade às ações estruturantes realizadas em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. “Incluímos novas formas de apoio e viabilizamos a estruturação de parcerias com cooperativas na região Norte.”, pontua Gabriela.

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem