Close

Ambev prevê retomar participação de mercado em 2017 no Brasil

O presidente da Ambev, Bernardo Paiva, reforçou, durante teleconferência para analistas, que a companhia “realmente acredita que pode recuperar mercado” no Brasil neste ano. “Estamos confiantes no nosso plano, comprometidos com ele. Realmente achamos que podemos recuperar mercado. Estamos no caminho certo”, afirmou Paiva.

A companhia não divulgou nenhuma estratégia nova para voltar ao patamar histórico de participação de mercado, entre 67% e 69%. Em 2016, a Ambev atingiu uma participação de mercado de 66% no Brasil, segundo dados da Nielsen, ante 67,5% no ano anterior.

A melhora estimada, segundo o executivo, virá graças principalmente à recuperação do cenário macroeconômico. “O cenário macroeconômico está melhor. Isso ajuda nosso trabalho, proporciona benefício maior para as vendas de cervejas populares, como Brahma, Skol e Antarctica. Por isso estamos mais otimistas”, afirmou o executivo.
Outro fator que deve favorecer as vendas da companhia neste ano, disse Paiva, é a perspectiva de menos aumento na carga tributária no Brasil. “Excluindo o Rio de Janeiro [que anunciou aumento no ICMS em janeiro], a carga tributária não aumenta tanto”, afirmou.

O executivo também disse que as vendas de marcas de cerveja mais caras, como a Budweiser, continuam sendo muito importantes para o desempenho da companhia. De acordo com Paiva, as vendas da Budweiser cresceram dois dígitos em volume no ano passado e tem perspectiva de continuar em expansão relevante neste ano.
No Brasil, a companhia espera uma recuperação na demanda por cerveja, com a lenta retomada da economia. Paiva acrescentou que a Ambev fez investimentos no último ano na renovação das marcas populares Skol, Brahma e Antarctica, com mudanças em embalagens e lançamento de novos sabores, e espera capturar ganhos com essas mudanças ao longo dos próximos
A companhia também reforçou a comercialização de cervejas em garrafas retornáveis, uma estratégia que tem por objetivo garantir ampliação de vendas com melhora nas margens de lucro, sem elevação nos preços ao consumidor. Em dezembro, as vendas de garrafas retornáveis responderam por 23% do volume realizado em supermercados pela Ambev. No ano, esse percentual foi de 22%. “Não tenho dúvida de que os retornáveis são um grande sucesso. E oferecem uma boa margem de lucro, com impacto positivo no balanço”, afirmou o presidente da Ambev.

Fonte: Valor Econômico