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As megatendências que mudam a maneira de consumir e produzir embalagens

Assunta Napolitano Camilo

 

Os grandes movimentos culturais, políticos e geográficos e os desastres de grandes proporções globais são os únicos que mudam as megatendências de consumo. As tendências podem sofrer mudanças afetadas por movimentos regionais ou menores.

As megatendências de consumo continuam as mesmas, há quase duas décadas, e são:

  • Conveniência;
  • Sofisticação (estilo, diversidade);
  • Segurança (tecnologia e qualidade);
  • Saúde;
  • Sustentabilidade (ética).

As embalagens que acondicionam os produtos, consequentemente, são diretamente afetadas.  Ao observá-las confirmamos quais são as principais preocupações dos consumidores e se há alguma modificação em curso, que possamos ou devemos acompanhar.

Algumas alterações de hábitos podem afetar diretamente os conceitos de embalagens.

A megatendência “segurança” se desdobrou em segurança alimentar que está cada vez mais atrelada à questão da “Saúde”. E, ambas, crescem em importância para os consumidores de todos os lugares, etnias, gênero ou faixa etária.

 

A relação entre “Saúde” e “Sustentabilidade” está relacionada a propósitos e valores. Estas duas são mais presentes nos grupos mais jovens e das classes C, B e A, ambos os gêneros e nas regiões mais ricas.

 

As donas de marcas assumem compromissos públicos de:

 

  • reduzir embalagens;
  • combater desperdícios de alimentos; e
  • garantir a segurança alimentar.

 

Estes compromissos são estampados nas novas embalagens, com ícones, selos e mensagens de redução de material, uso de material reciclável e reciclado pós-consumo e/ou materiais de fonte renovável.

 

É crescente a utilização de produtos concentrados, uso de refil e de embalagens retornáveis (exemplo da Coca-Cola) e embalagens 100% recicladas PCR como as da linha de Guaraná Antartica da AMBEV.

 

Conceitos modernos do ECO Design são utilizados para fazer embalagens mais sustentáveis. As embalagens podem ter partes facilmente separáveis para facilitar o encaminhamento para a reciclagem. Um bom exemplo é o da embalagem do Danoninho Orgânico, cujo rótulo tem um zíper, que facilita a sua retirada para o envio para reciclagem junto com o lacre de alumínio; pote plástico e rótulo de papelcartão.

 

 

 

O COMPORTAMENTO DE COMPRA MUDOU

 

O comportamento de compra dos consumidores mudou nos supermercados. Eles estão lendo os rótulos dos produtos para saber não só a data de validade, mas também sobre os certificados de origem ou procedência. Rótulos claros e fáceis de serem compreendidos destacam o produto no ponto de venda.  Este exemplo da Alemanha já conta inclusive com rastreabilidade. As embalagens trazem QR Code e realidade aumentada que permitem saber mais sobre o produto. E os consumidores já percebem estas diferenças e procuram por estes produtos que demonstram esta preocupação com segurança alimentar.

 

Novas lojas de produtos naturais ou saudáveis estão ganhando as ruas e os shoppings. Os produtos saudáveis também estão presentes nas prateleiras dos supermercados. A valorização dos produtos orgânicos e, mais recentemente, dos biodinâmicos, é notável. Até o clássico leite em pó Ninho, da Nestlé, já tem versão orgânica.

 

O crescimento dos produtos veganos ou vegetarianos como alternativa à carne vermelha ou de origem animal também se estende aos produtos de higiene pessoal.  Leites de aveia, arroz, amêndoas, entre outros, já fazem parte de supermercados simples, bem como os produtos sem lactose.

 

Todos estes produtos têm ou deveriam ter embalagens que evidenciam a preocupação com a saúde por meio de cores, formatos, design e materiais. O produto pede um conjunto harmônico.

 

 

CRIE UMA CONEXÃO COM O CONSUMIDOR

Além disso, o consumidor quer se conectar com os produtos. Um produto para crianças tem que ter uma embalagem com ilustrações, cores, tipo de fonte, formato, tamanho e conceito infantis. O “Danoninho de levar” ilustra bem este movimento: uma embalagem segura e conveniente para os pais que compram e adequada e divertida para as crianças.

 

 O crescente mercado de produtos pessoais para o público masculino buscou códigos, cores e referências que falam com este homem que quer mostrar e manter sua “masculinidade”. As embalagens fazem referências às barbearias, cerveja e vinho e apresentam as cores preta, cinza ou vinho, sempre fortes. O kit de shampoo  cerveja  com sabonete  da  QOD BARBER SHOP é embalado em um multipack de papelão ondulado em kraft natural decorado com ícones de barbearia. Conexão direta com o mundo masculino.

PRODUTOS E EMBALAGENS CONVENIENTES

Os consumidores também estão cada vez mais conectados e ocupados, sem tempo ou vontade, para algumas tarefas.  As empresas que entregam conveniência no produto e na embalagem (o que muitas vezes não se dissociam) ganham pontos e vendem muito mais.

 

A Cheftime, startup pioneira do segmento de foodtech, oferece refeições prontas e kits gastronômicos. A embalagem traz receitas de “Chef” com todos os ingredientes na medida para cozinhar de forma prática e divertida.  Os ingredientes são porcionados em embalagens separadas e a receita também pode ser “baixada” por um aplicativo e tem até trilha sonora para embalar o preparo do jantar.

 

Foi-se o tempo que para fazer uma receita tínhamos que comprar um quilo de um ingrediente, mesmo que  fossem necessários somente 100 gramas, além da dificuldade de pesar os diferentes itens.

 

Outro bom exemplo que oferece conveniência ao consumidor moderno é a linha Seara Rotisserie Fit que entrega uma “marmita” pronta, sem necessidade de refrigeração. A refeição vai ao micro-ondas diretamente na própria embalagem que  ainda  avisa quando está pronta. A linha também oferece saúde com receitas de baixas calorias, menor quantidade de sódio, gorduras etc.

 

Quanto mais embalagem e  produto atendem estas tendências, nem que sejam  duas ou três de cada vez, maiores as chances de sucesso com o público-alvo. Pois:

 

Embalagem melhor. Mundo melhor. Sempre!