Close

Atualização da embalagem de Xandô é um convite para o consumidor conhecer a história da marca

 

Celebrando 40 anos de fundação em 2022, a Xandô, marca consolidada em leites tipo A e sucos integrais, renova sua identidade visual, lança um novo website e anuncia a ampliação de sua linha de produtos e categorias para atender, cada vez melhor, aos desejos do consumidor brasileiro, que busca uma vida equilibrada, com saudabilidade, sem abrir mão do prazer de comer bem.

O movimento de expansão reúne o DNA da marca e as oportunidades de atuação no mercado não só de leites tipo A – em que, grande parte de sua trajetória esteve pautada – e dos sucos integrais, mas também em outras categorias de lácteos e bebidas.

“Nós buscamos constantemente por inovação, para estar cada vez mais presente à mesa do consumidor, trazendo sabor e nutrientes essenciais que ajudam na manutenção de uma vida com mais saúde e bem-estar. É um movimento natural de expansão, que carrega a mesma qualidade e procedência dos demais produtos, e reforça a nossa visão de ser referência em categorias derivadas da fazenda”, diz Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô.

Novas embalagens

A marca inaugurou sua nova identidade visual através das novas embalagens. O logo arredondado, mais atual, ganhou um azul mais jovial. Resgatando a tradição, a Xandô apresenta ao consumidor a sua origem, através do arco, inspirado no 1º estábulo da Fazenda Colorado, juntamente com a assinatura do fundador da marca. De acordo com Alexandre Wolff, presidente da Xandô, um dos pontos mais importante da atualização da embalagem é a mensagem “Bem-vindo à Fazenda Colorado”, um convite ao consumidor para descobrir mais sobre a nossa história.

“Para desenvolver o novo manifesto Xandô, revisitamos as nossas origens, e nada melhor que todas essas simbologias para dar continuidade ao legado e ao propósito do nosso fundador. Mesmo trazendo inovações, nos mantemos alinhados à sua história”, diz.

A modernização da imagem da vaquinha Xandô, mudando a posição “de lado” para uma posição frontal também foi uma iniciativa ousada para a marca, mas deu ainda mais ênfase à sua qualidade e origem, bem como trouxe uma visão 3D que dialoga com o consumidor atual.

As novidades também se desdobraram nas embalagens do Queijo de Coalho, do Queijo Minas Padrão e da Manteiga Extra Xandô, que trazem o novo tom azul da marca como plano de fundo e o desenho do 1º estábulo da Fazenda ilustrado em marca d’água.

 

Xandô na TV pela 1ª vez

A marca lançou em 2022 o leite A2 que proporciona fácil digestão, leveza e bem-estar, produzido somente por vacas A2A2 – que passam por teste genético e são certificadas pela #bebamaisleite. Para divulgar o lançamento, a Xandô fez sua estreia na TV, com o filme publicitário “Xô Desconforto”. Desenvolvido pela agência RINO, a campanha teve como público alvo o consumidor que sente algum desconforto após beber leite.

Com inserções em São Paulo e região metropolitana, a campanha foi produzida no formato “VEA” – você está assistindo – para os programas Cozinha Prática com Rita Lobo e Tempero de Família com Rodrigo Hilbert. Outras duas vinhetas de 10 segundos também foram veiculadas no programa É de casa, da TV Globo.

Segundo, Fernando Piccinini, VP de Criação da RINO, agência da Xandô, “esse lançamento é um marco na relação agência-Xandô. É a primeira vez que levamos a marca para a mídia de massa por meio de um produto inovador, o que simboliza o momento de evolução do branding Xandô”.

 

Mídias online

O site da Xandô também foi reformulado, direcionado tanto para o consumidor final como para empresas interessadas em comercializar o produto. O portal traduz o posicionamento relacionado à natureza, frescor e origem; traça uma linha do tempo com toda a trajetória da empresa; apresenta seu portfólio e novidades de forma muito mais amigável; facilita a busca através da ferramenta “onde encontrar”; e complementa seu cardápio de receitas com novidades.

Ainda no meio on-line, publicações de conteúdo semanal e impulsionamento em redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, mídia programática e Google, faz parte de toda estratégia de comunicação para os 40 anos da empresa. Ações também estão sendo feitas com influenciadoras que transitam no universo da nutrição, maternidade e lifestyle.

 

Posicionamento e narrativa da marca

Segundo Vivian, para inovar era necessário analisar a estratégia de branding da Xandô, de forma profunda e criteriosa, a fim de desenvolver a plataforma da marca e a partir disso, ampliar ainda mais seus horizontes, realizando uma extensão para novas categorias e reforçando a sua promessa.

A Troiano Branding foi a agência escolhida para o estudo minucioso de branding da Xandô. Foram feitas diversas pesquisas com os consumidores para chegar ao entendimento profundo de como a marca estava inserida em seu contexto e quais possíveis caminhos de inovação. Combinando os caminhos com o interesse de compra, foram definidas as rotas prioritárias. Também foi mapeado todo o cenário competitivo e as fortalezas de Xandô até encontrar um discurso proprietário. Junto com a RINO chegou-se ao manifesto e junto com a PHARUS o posicionamento foi desdobrado em caminhos criativos de embalagem.

 

“Em nosso diagnóstico, falamos com consumidores de leite tipo A e suco integral da marca Xandô e das marcas concorrentes, buscando entender não apenas seu comportamento e visão da marca, como também explorar entendimento dos conceitos “leite tipo A” e “suco integral” a fim de estruturar uma estratégia concisa e de longo prazo para a Xandô”, diz Cecilia Russo, da Troiano Branding.

 

Como resultado do estudo, a Xandô tem em mãos um poderoso caminho de posicionamento e extensão de marca, que tem orientado seus lançamentos e suas campanhas de comunicação com subsídios sólidos para a decisão de quais produtos a companhia está abraçando.

 

 

Fonte: CommunicaBrasil