Close

Avery Dennison apresenta inovações e tendências em prol da sustentabilidade durante evento realizado pelo Instituto de Embalagens

Entre os dias 17 e 18 de maio, a líder global em ciências de materiais, Avery Dennison, participa do Workshop Embalagem & Sustentabilidade 2022, uma série de palestras realizada pelo Instituto de Embalagens. Transmitido de forma online e ao vivo, o encontro visa promover discussões e reflexões sobre o futuro do mercado de embalagens, compartilhar informações sobre as últimas inovações da área, assim como exemplos de iniciativas que serão essenciais para sustentabilidade e redução do impacto no meio ambiente.

Entre os temas abordados no evento, um time de especialistas renomados abordará questões como: Embalagem e Sustentabilidade; Análise do Ciclo de Vida (ACV); Reciclagem; Simbologia e Rotulagem Ambiental; Embalagem Amiga do Meio Ambiente; Papelão Ondulado e suas Soluções Inovadoras e Circulares; Economia Circular; Soluções Inteligentes em Tubos Plásticos para Cosméticos; Otimização de Embalagem para o Mercado de Proteína Animal; Ecodesign: Inovações e Tendências em Prol da Sustentabilidade; e A Tecnologia e o Impacto Social da Reciclagem de Plásticos.

“Na Avery Dennison, nossos objetivos de sustentabilidade são globais e se alinham com os desafios ambientais mais urgentes do mundo e, por isso, exigem que todos elevemos o nível de nossas ações para alcançá-los. O progresso em direção a esses objetivos ambiciosos já está sendo feito, especialmente no que diz respeito à inovação de produtos e à economia circular”, destaca Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, quem ministrará o painel EcoDesign: inovações e tendências em prol da sustentabilidade.

Entre as inovações da companhia, por meio do portfólio Sustainable ADvantage, por exemplo, a Avery Dennison busca entregar soluções que atendam ao menos um dos três padrões de sustentabilidade: uso de matérias-primas de origem sustentável; rótulos autoadesivos de alto desempenho que utilizam menos materiais; e reciclagem, seja pelo uso de compostos recicláveis na fabricação dos rótulos ou no desenvolvimento de produtos que possam passar pelo processo de reaproveitamento. Destaque também para a linha de rótulos inovadores CleanFlake, que facilitam o processo de reciclagem de frascos PET sem contaminação, eliminando a etiqueta sem deixar resíduos na embalagem; e outra solução já disponível no mercado brasileiro de rótulos autoadesivos, o novo liner r-Pet, que contém 30% de material reciclado, proveniente de garrafas pet.

“Uma das grandes dificuldades de utilizar matéria-prima sustentável é quebrar barreiras de viabilidade econômica, pois materiais sustentáveis muitas vezes têm custos adicionais que podem impactar na produção. Com o liner rPET da Avery Dennison foi possível quebrar este paradigma, sem onerar em custos, reduzindo o uso de matéria-prima virgem e garantindo a alta performance dos materiais, com a velocidade produtiva exigida pelo mercado”, complementa Keyse.

Reduzindo os impactos

De acordo com estimativas do Banco Mundial, a geração global de resíduos sólidos atingirá 4,7 bilhões de toneladas até 2050. A produção desses resíduos nos próximos anos será tão volumosa que a capacidade de reciclagem não poderá acompanhá-la. É necessária uma solução de embalagem mais “ecológica” ou responsável para reduzir a enorme quantidade de descartes anuais. A indústria de embalagem do futuro exigirá a adoção de um modelo de negócio que respeite o meio ambiente e proporcione o desenvolvimento de embalagens mais adequadas para um mundo melhor.

“Precisamos construir um caminho de colaboração entre os diferentes membros da indústria e unir forças. Estou otimista quanto à capacidade de cada pessoa, de cada empresa de gerar movimentos sistêmicos e impulsionar mudanças verdadeiramente transformadoras. Também acredito que a sustentabilidade está desafiando as empresas a inovar de maneiras que talvez não tenham considerado anteriormente. Um futuro melhor é possível e juntos vamos torná-lo uma realidade”, finaliza Keyse.

 

Serviço

Workshop Embalagem & Sustentabilidade Online 

Quando: 17 e 18 de maio de 2022

Valor da inscrição: R$ 1.150,00

Inscrições pelo site oficial

Patrocínio: Valgroup, Avery Dennison, Indorama, Sealed Air, C-Pack, WestRock, Evertis, Md Papéis

Apoio: Toyobo

 

Sobre a Avery Dennison
Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. Com sede em Glendale, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com


Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens atua na formação e capacitação de profissionais da cadeia de embalagens. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 21 livros e realizou 96 cursos e 132 eventos, com a participação de 13.983 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor

 

Fonte: Atitute Comunicação