Avery Dennison divulga sua agenda de impactos positivos no Brasil

Diante de tantos desafios sociais e especialmente climáticos, nos últimos anos, algumas das grandes companhias de atuação global têm se dedicado a uma agenda de responsabilidade socioambiental cada vez maior. Nesse sentido, a Avery Dennison, multinacional líder em ciência de materiais, divulga um balanço positivo de suas iniciativas que englobam âmbitos sociais, educacionais e de meio ambiente.

De acordo com Camila Benedetti Crawford, diretora de R&D, Sustentabilidade e DE&I da Avery Dennison na América Latina, a companhia tem se empenhado para expandir diferentes iniciativas e programas como os de reciclagem e emissões de carbono – não apenas referentes à sua operação, mas de toda sua cadeia. Entre as ações com foco na sustentabilidade, outra aposta da companhia são os projetos de cunho social, como um programa educacional desenvolvido em parceria com cooperativas de coleta seletiva do seu setor de atuação; o apoio a ONGs e comunidades locais por meio da fundação social Avery Dennison Foundation, além, também, de ações relacionadas à diversidade, equidade e inclusão social.

“São diversas as frentes que temos atuado nos últimos anos, pois entendemos que a partir do nosso poder de escala global, temos meios para tornar tangíveis todas essas mudanças necessárias. Importante pontuar que, embora tenhamos liderado diferentes iniciativas, somos parte de um ecossistema onde cada agente é capaz de contribuir também com essas ações, em proporções e intensidades variáveis, condizentes com o seu negócio. Já contamos com o apoio de muitas companhias, multinacionais e regionais, e nosso objetivo é fazer com que toda a cadeia se junte a nós nessa jornada”, declara a executiva.

O programa de reciclagem AD Circular
Atualmente com diversas empresas participantes, o AD Circular é uma iniciativa lançada e gerida pela Avery Dennison, voltada à reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções autoadesivas. Ele nasceu da necessidade de criar uma conexão com toda a cadeia para aumentar o volume de resíduos corretamente destinados e reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros sanitários para, assim, dar uma nova vida a esses materiais.

Desde o seu lançamento, em 2019, marcas como Natura, Davene, C&A, Sakura, Cepêra, Nazca Cosméticos, L’Occitane e Ourofino já aderiram e fazem parte do programa. Ao longo desse período, calcula-se que mais de 11 mil toneladas de resíduos foram transformadas em novos produtos até o final de 2023 e mais de 320 mil árvores foram poupadas neste mesmo intervalo de tempo.
Meta Net-Zero até 2050
Norteada pelo objetivo de alcançar emissões líquidas zero (net-zero) até 2050, a Avery Dennison dividiu em três etapas essa meta para cumprir os compromissos firmados no Acordo de Paris, um tratado internacional sobre mudanças climáticas, assinado em 2015 por 196 países.

“Como estratégia para frear as adversidades do clima, provenientes do aquecimento global, estabelecemos a meta de reduzir, até 2030, em 70% as emissões de gases de efeito estufa de nossas operações, como parte dos escopos 1 e 2. Para o escopo 3, nosso objetivo é reduzir em 30% as emissões de nossa cadeia de fornecimento de bens e serviços com base nos dados de 2018”, pontua Camila.

Formação e capacitação para a cadeia de reciclagem
Realizado em parceria com outras empresas, instituições de ensino e cooperativas que atuam no segmento, o AD Coopera é um projeto da Avery Dennison que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da cadeia recicladora no âmbito socioambiental, capacitando os colaboradores que atuam no dia a dia das cooperativas de reciclagem. A proposta é oferecer acesso à educação aos cooperados, tanto na turma de alfabetização ativa neste momento, quanto nos demais cursos e iniciativas que o programa oferecerá em um segundo momento.

“Estamos com uma turma em andamento junto à Coopercaps, uma das principais cooperativas de reciclagem em São Paulo (SP), e uma instituição de ensino parceira, onde iniciamos a primeira turma de alfabetização em abril deste ano. Durante os seis meses seguintes, os alunos seguem em uma jornada de aprendizagem e, ao final, receberão um certificado de conclusão”, explica a executiva.

Para a continuidade da iniciativa, a Avery Dennison convida outras empresas a apoiarem o projeto através de patrocínio para bolsas de estudos para catadores. Muitos outros temas, além da alfabetização, estão em pauta aguardando uma oportunidade para acontecer. Para mais informações, as companhias podem deixar seus dados através do site.

O âmbito social da AD Foundation

Presente no Brasil desde 2010, a Avery Dennison Foundation tem como propósito ajudar no desenvolvimento de comunidades e ONGs locais, em diferentes aspectos. Ao longo desse período, mais de 36 instituições já foram beneficiadas por meio da compra de materiais, doações em geral e pelo voluntariado dos colaboradores da companhia. Mais recentemente, a AD Foundation direcionou parte de seus esforços e apoio às entidades que estão atuando em socorro às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Fonte: atdc group