Close

Avery Dennison inicia as operações de sua nova fábrica de etiquetas inteligentes no Brasil

A Avery Dennison, líder global em ciência de materiais e maior fabricante de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência) do mundo, deu início às operações de sua nova fábrica de etiquetas inteligentes no Brasil. Com o propósito de atender à crescente demanda de diversos setores do mercado nacional e demais localidades da América do Sul, impulsionada pelos novos formatos de consumo e vendas “sem contato” trazidos pela pandemia, a nova unidade é a primeira do país e a oitava do mundo a entrar em operação – as demais estão na China, Europa, Estados Unidos e México.

Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, a nova planta em área de 2 mil metros quadrados tem possibilidade de ampliação de acordo com o desenvolvimento da adoção da tecnologia na região. A fábrica produzirá uma variedade de designs de inlays, disponíveis nos formatos “dry” ou “wet”, com soluções para setores como vestuário, indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, automotiva, aviação e muito mais.

“É preciso que todos estejam preparados para as constantes mudanças de cenário nas formas de consumo e logística, como vimos recentemente. Estamos muito animados com o início dessa operação, pois existe uma demanda crescente do mercado por etiquetas inteligentes na América Latina. A combinação de recursos e capacidade de fabricação com nossa experiência em ciência de materiais nos permite essa conexão de maneira exclusiva com nossos clientes”, comenta Fabiana Wu, Gerente de RFID da Avery Dennison na América Latina.

As etiquetas inteligentes têm sido cada vez mais utilizadas no mercado, pois aumentam a precisão das informações sobre o estoque e podem fornecer detalhes sobre conteúdo e composição dos produtos. Com isso, milhares de produtos que não estejam ao alcance visual podem ser lidos à distância e têm suas informações como peso, tamanho, cor e procedência detalhados rapidamente de forma automatizada.

“Ao fornecer uma identidade digital exclusiva a cada item, as etiquetas inteligentes permitem o acesso aos dados, incluindo conteúdo sobre produto, origem, autenticação e até mesmo insights sobre os materiais dos produtos e como reciclá-los. Uma tecnologia que pode ajudar as marcas a alavancarem informações mais precisas para melhorar significativamente o gerenciamento de estoque, tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes e reduzir o desperdício, promovendo a sustentabilidade em vários setores”, destaca Francisco Melo, Vice Presidente e Gerente Geral da Avery Dennison Smartrac.

Dada a crescente demanda pela tecnologia no país, Fabiana Wu pontua que “a Avery Dennison continuará investindo na região, pois acreditamos que o Brasil pode expandir ainda mais a nossa visão de um futuro em que todos os produtos terão identidade única e vida digital, com a habilidade de criar experiências de consumo mais ricas, afinal, os etiquetas inteligentes serão a base central dessa conectividade”.

ILab, um centro de inovação

Além dos investimentos em capacidade produtiva, a nova planta recebeu também um laboratório conceito, o ILab Brasil, um centro de experiência único que mostra os recursos da Avery Dennison em tecnologias de identificação digital. Assim como os outros laboratórios interativos da Avery Dennison pelo mundo, o espaço é palco para acompanhar a progressão tecnológica e transformação do mercado através do uso de RFID. Incluindo atma.io, a nuvem de produtos conectados da Avery Dennison, uma plataforma que libera o poder dos produtos conectados atribuindo IDs digitais exclusivos a itens do dia a dia, fornecendo transparência de ponta a ponta incomparável ao rastrear, armazenar e gerenciar todos os eventos associados a cada indivíduo produto — da fonte ao consumidor e além para permitir a circularidade.

Neste sentido, os visitantes têm a oportunidade de aprender como a tecnologia pode ajudá-los a aumentar a precisão de estoque, melhorar a agilidade da cadeia de suprimentos e também a experiência do consumidor. Portanto, convidamos nossos clientes e parceiros de negócios a interagir com nossas demonstrações ao vivo, conhecer nossos especialistas e obter experiência prática com as tecnologias de amanhã.

Fonte: Atitudecom