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Avery Dennison reforça suas metas de ações sustentáveis para a próxima década

Com o objetivo de ser uma referência mundial também no quesito sustentabilidade, a multinacional americana Avery Dennison estabeleceu metas importantes e que devem ser alcançadas até o final de 2025. Desenvolvidas através de uma análise extremamente cuidadosa, as metas terão impacto em diferentes aspectos, passando pelo uso racional de recursos e economia de despesas.

 

Entre os objetivos estabelecidos estão a meta de ser 95% livre de aterros, ter 75% de resíduos reutilizados, redirecionados ou reciclados, e ter 70% de seus produtos ajustados aos princípios sociais e ambientais da empresa. No ano passado, a divisão de Materiais para Rótulos e Comunicação Visual da empresa conseguiu mundialmente retirar 91% de seus resíduos de aterros e reciclar 61% de seus resíduos, o que traz segurança para a companhia como um todo de que a meta será atingida em 2025.

 

Segundo o gerente de marketing, Marcos Iorio, mesmo que algumas mudanças tenham sido aplicadas apenas recentemente, outras ações começam a surtir resultados positivos. No ano passado, a unidade brasileira reduziu em quase 10% o consumo de energia para a fabricação dos produtos autoadesivos, o que envolveu uma diminuição significativa de eletricidade e gás natural. Além disso, houve uma queda de 18% no uso de água. “Além de cumprir seu papel ao colaborar com a existência de um mundo mais sustentável, nossas ações impactam diretamente no faturamento da empresa”, afirma.

 

Pedras no caminho

 

Segundo Iorio, um dos principais desafios para cumprir metas sustentáveis no Brasil é não poder contar com um mercado maduro para este tema. “Algumas de nossas metas incluem a compra de materiais ecologicamente corretos, que não agridam o meio ambiente. Queremos, por exemplo, utilizar 100% de papel certificado, dos quais 70% serão certificados pelo Forest Stewardship Council®, mas atualmente isso não é possível, pois não existe matéria-prima suficiente no mundo.” O executivo explica que as barreiras para ser sustentável passam por falta estrutura, informalidade no setor de reciclagem e pouco investimento por parte das empresas. Para driblar essas dificuldades, ele conta que a Avery Dennison está trabalhando para encontrar e qualificar parceiros que possuam tecnologias e produção ecologicamente corretas, além de estimular um ambiente colaborativo e economicamente sustentável em suas cadeias de suprimento.

 

Embora os problemas citados por Iorio não sejam exclusivos do Brasil, sendo considerados uma realidade em praticamente todas as regiões em que a Avery Dennison atua, a discussão ambiental em outros países está mais avançada. “Regiões como a União Européia já possuem diretrizes que inibem a criação de novos aterros sanitários. A América do Norte possui uma base instalada de incineração que concorre com a reciclagem. Na América Latina, o país que mais discute economia circular é o Brasil, mas ainda temos muito a fazer em termos de estrutura”​. Até lá, o jeito é se adaptar ao mercado e buscar maneiras para conseguir alcançar todas as metas traçadas.

 

Engajamento

 

Para alcançar todas essas metas, a multinacional tem trabalhado fortemente a cultura de sustentabilidade entre seus colaboradores e fornecedores. Internamente, a Avery Dennison cultiva uma força de trabalho diversificada e engajada em temas como o apoio às comunidades locais através de iniciativas voltadas para ações sociais  e, igualdade de gêneros e, principalmente, a diversidade no ambiente de trabalho. De acordo com Iorio, a participação ativa de funcionários em atividades sociais é fundamental para que os objetivos sejam atingidos. “Acreditamos que a​ mudança começa dentro das pessoas e reflete em suas atitudes. As ações sociais, por exemplo, aparentemente não têm uma ligação direta com as ações voltadas à sustentabilidade, mas elas funcionam como um gatilho para que cada colaborador passe a se perceber como alguém capaz de fazer a diferença, ir além e contribuir para algo maior. Nossa posição de liderança no mercado é também um reflexo de nossas ações e ideias, que podem e devem repercutir para fora da organização e assim provocar uma mudança mais abrangente, muito maior do que o nosso próprio negócio”, afirma Marcos.

 

Uma das ações sociais promovidas pela empresa é o projeto “Granting Wishes”, que acontece globalmente e premia as instituições indicadas por seus funcionários com um valor de US$ 5 mil.  Além disso, há uma interação mundial com diversas entidades e associações para estimular a sustentabilidade, quando a empresa contribui com práticas, sugestões e ideias para conquistar um mundo melhor.

 

Principais conquistas em 2016

 

 

– Reduziu em 8,68% o consumo de energia para a fabricação do produto autoadesivo, com isso, utilizou quase 9% menos eletricidade e gás natural por metro quadrado produzido;

 

– Reduziu o uso de aterro em 5,4% e diminuiu o uso de água em 18%;

 

– A divisão de Rótulos e Comunicação Visual já consegue ser 91% livres de aterros e recicla 61% de seus resíduos.

 

Fonte: AtitudeCom Assessoria de Comunicação