Close

Ball fabrica as primeiras latas de alumínio com Certificação ASI das Américas

A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, lançou as primeiras latas de alumínio das Américas certificadas pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre), em edição comemorativa. A lata é a primeira do mundo a levar o logo da ASI, reafirmando os avanços na área de sustentabilidade da Ball. Após se tornar pioneira no continente, conquistando ambas as certificações internacionais, a Ball disponibilizou para diferentes stakeholders as embalagens que seguem rigorosamente aspectos de padrão de desempenho e cadeia de custódia, em toda sua produção sob os pilares ESG.

Com arte de Jaqueline Sampin, que celebra o alumínio como aliado do meio ambiente, a lata é o primeiro resultado concreto do processo que garante o desempenho sustentável baseado em princípios ambientais, sociais e de governança e produção responsável ao longo de toda a cadeia de valor do alumínio.

A conquista representa um avanço significativo na meta desenhada pela empresa para 2030, que envolve a compra de metal através de fontes sustentáveis para a produção de latas nas unidades fabris. Além das certificações das 15 plantas da Ball Embalagens para Bebidas na América do Sul, a empresa ainda conta com as certificações nas 23 fábricas da Europa, Oriente Médio e África – as primeiras do mundo com a certificação, que ocorreu em 2020.

Todos os fornecedores da Ball já são, ao menos, membros ASI e caminham para obtenção da certificação nos próximos anos. Com estes uma vez certificados e cumprindo com os critérios de reduzir emissões de carbono, a Ball estará ainda mais próxima de cumprir com o objetivo de zerar suas emissões até 2050 e de fornecer 100% de suas latinhas com alumínio certificado para seus clientes.

Ao longo de 2022, a Ball trabalhará no engajamento e poderá ainda suportar seus clientes para que eles também busquem a certificação. Com isso, as marcas de bebidas poderão comercializar latas certificadas ASI na América do Sul, garantindo que seus produtos cheguem até os clientes em uma embalagem certificada e produzida a partir de fontes responsáveis.

A CERTIFICAÇÃO ASI

ASI é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que define padrões que garantem o desempenho sustentável baseado em princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e fornece garantia de produção responsável ao longo de toda a cadeia de valor do alumínio.

Na Certificação de Desempenho, são levadas em conta a intenção e a prática em relação à integridade corporativa, economia circular, reciclagem, emissões de gases de efeito estufa, gestão de recursos naturais, biodiversidade, saúde e segurança dos trabalhadores e atuações positivas na vida dos colaboradores e comunidades locais.

Já a Certificação da Cadeia de Custódia garante a gestão responsável e a rastreabilidade do material produzido através de uma cadeia de valor ininterrupta. Esse processo envolve e exige que todas as etapas da produção da lata estejam certificadas, desde a extração da matéria-prima, passando pela mineração, fundição, laminação e fabricação, até a venda do produto final com o envase das latas prontas.

O Brasil é o maior polo de fábricas da empresa na América do Sul, contando com 11 plantas espalhadas pelo país – e não é coincidência o território ser referência na reciclagem de alumínio, com taxa de reciclagem de 97%. A reciclagem do material economiza 95% da energia necessária para a produção de alumínio virgem e, assim, ajuda a comunidade global a cumprir as metas urgentes de redução de carbono.

Para mais informações sobre a certificação ASI, acesse www.asi-ball.com.

Fonte: Edelman