A Bem Brasil Alimentos concretiziu a parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil. Esta é mais uma ação de sustentabilidade que passa a integrar o portfólio da Bem Brasil, que desde sua criação ressalta que o respeito e o cuidado com o ecossistema fazem parte da sua cultura organizacional e do seu DNA.
“A parceria consiste em destinar recursos proporcionais ao volume de embalagens geradas com a venda de nossos produtos, para a cadeia de reciclagem, a fim de mitigar o impacto ambiental dos nossos resíduos pós-consumo. Um compromisso que sempre tivemos não apenas com o nosso negócio, mas com o meio ambiente e com a sociedade. A empresa tem trabalhado, cada vez mais, com projetos permanentes que possam garantir a produção e o consumo responsáveis”, diz o CEO da empresa, Dênio de Oliveira.
Ao fazer a compensação ambiental aplicada à logística reversa das suas embalagens, a Bem Brasil receberá Certificados de Reciclagem emitidos pela eureciclo. Os documentos são rastreáveis e comprovam o volume do material destinado adequadamente, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituídas pela Lei Federal 12.305/2010, que impõe a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados o dever de estruturar e operacionalizar sistemas que assegurem o retorno das embalagens pós-consumo ao processo produtivo, com a posterior destinação final ambientalmente adequada, do que for retornado.
Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem recuperar ou compensar a quantidade mínima de 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. A Bem Brasil vai reciclar 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo (sendo 305 toneladas de plástico e 968 toneladas de papel), que equivalem a 5.092 m³ de resíduos ou a mais de 4,5 piscinas olímpicas cheias de resíduos,
Com a parceria – que começou com a compensação voluntária em 9 estados brasileiros e agora será realizada em todo Brasil – a empresa passa a estampar o selo eureciclo, que informa ao consumidor o investimento no setor e nos agentes de reciclagem. Além do valor de venda do material, eles também são remunerados pelo serviço prestado ao direcionar resíduos para a reciclagem.
As cooperativas e operadores têm autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. “Na prática, significa que, ao compensar o impacto das nossas embalagens, a Bem Brasil ajuda a valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país. Este é, inclusive, um ponto importante da PNRS, que indica a importância de incluir cooperativas e catadores de materiais recicláveis no processo da logística reversa, como questão social e de geração de renda”, acrescenta Oliveira.
“Juntas, conseguimos alcançar maiores volumes reciclados e remuneramos profissionais do setor com valores adicionais, causando impacto ambiental e social. Na jornada da sustentabilidade, é importante nos unirmos para que os resultados sejam ampliados”, diz Luca Degrandis, da eureciclo.
A parceria da Bem Brasil com a eureciclo tem duração inicial de 2 anos. Além deste compromisso, outras ações na gestão de resíduos integram o portfólio da Gerência de Sustentabilidade da empresa. Uma delas é a destinação de sobras de isopor para uma parceira que as utiliza como matéria-prima na fabricação de blocos para construção civil, material que volta para a Bem Brasil e é aplicado nas câmaras frias de armazenamento de batata in natura.
Fonte: Link Comunicação Empresarial