Close

Braskem e Lummus: um novo capítulo na história da tecnologia de eteno renovável

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, e a Lummus Technology, líder global em tecnologias de processo e soluções de energia orientadas a valor, firmaram uma parceria que visa licenciar internacionalmente a tecnologia utilizada na produção de eteno renovável da Braskem. A parceria irá acelerar o uso de bioetanol na produção de químicos e plásticos, apoiando os esforços do setor para uma economia circular de carbono neutro.

 

A Braskem é uma das pioneiras na produção de resinas plásticas a partir de fonte renovável e, recentemente, anunciou a meta de produzir 1 milhão de toneladas de polietileno I’m green™ bio-based até 2030. A cooperação será um elemento chave para atingir esta meta, e a nova parceria com a Lummus trará a expertise e as habilidades complementares para encurtar o prazo desta meta, ampliando, ao mesmo tempo, o alcance geográfico da tecnologia.

 

A Lummus Technology, uma reconhecida líder em tecnologias de produção de eteno, licenciou aproximadamente 40% do fornecimento global desse hidrocarboneto, o que concedeu à empresa a capacidade técnica e a experiência para desenvolver e comercializar a tecnologia por trás do eteno renovável. Esta parceria possibilita o licenciamento da tecnologia globalmente, além dos dois primeiros projetos a serem desenvolvidos nos EUA e na Tailândia – este último ainda em avaliação e sujeito às aprovações dos respectivos órgãos de governança competentes.

 

Esta parceria também está alinhada com o objetivo da Braskem de melhorar a vida das pessoas e apoiar formas de promover um futuro climático seguro. A demanda pelo eteno renovável está crescendo, e o licenciamento de uma tecnologia comprovada – que tem sido usada por mais de 10 anos – fornece a confiança necessária para investimentos futuros. Juntas, a Braskem e a Lummus vão garantir o crescimento da produção de eteno renovável em todo o mundo.

 

“A Lummus contribui com sua experiência em licenciamento e conhecimento de processo para esta parceria, com a finalidade de ampliar o alcance da tecnologia comprovada de eteno renovável da Braskem em todo o mundo. Por meio desta iniciativa, acreditamos também estar contribuindo com uma alternativa para a evolução do setor em direção à economia circular de carbono neutro”, disse Walmir Soller, vice-presidente de Olefinas & Poliolefinas da Braskem na Europa e Ásia.

 

“Estamos realmente entusiasmados com esta parceria, que ajuda o mundo a diversificar as fontes de matéria-prima para produtos químicos e plásticos com biomassa. Aproveitando a experiência e expertise combinadas da Lummus e da Braskem para produzir eteno verde, vamos reduzir a pegada de carbono e desempenhar um papel promissor na transição energética. A Braskem já vem operando a tecnologia com sucesso em larga escala e juntos vamos expandir a produção mundial de produtos químicos e polímeros de baixo carbono a partir de matérias-primas renováveis, ajudando nossos clientes a descarbonizar seus ativos e produzir produtos mais verdes”, disse Leon de Bruyn, presidente e CEO da Lummus Technology.

 

Fonte: CDN Comunicação