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Cachaças da Paraíba inovam na apresentação dos produtos

Já escrevi aqui mais de uma vez que a degustação começa na prateleira. No meio de centenas, milhares de marcas, quando você para na frente de um expositor, uma estante, uma gôndola, repleta de cachaças que você não conhece, como fazer para fazer a escolha certa? Se você já é um apreciador com certa experiência, você já possui suas preferências. A madeira, a região, se é branca ou amarela, enfim, você já tem informação suficiente para buscar o que gosta.

Porém, quem está iniciando neste rico universo da cachaça vez ou outra pode ficar um pouco perdido frente a tanta variedade. Aí é que a apresentação mostra seu valor. Frete a frente com dezenas de garrafas, o consumidor tende a escolher aquela que inicialmente lhe chamar a atenção e que passe uma imagem que vá de encontro a seus anseios. Seja tradição, modernidade, juventude, tecnologia. São todos atributos que podem ser transmitidos pela apresentação do produto, pelo rótulo, e principalmente pela garrafa.

Neste quesito, os produtores da Paraíba estão inovando e, acredito, alavancando o crescimento de seus produtos no mercado nacional e talvez até no internacional. Recentemente foi lançada a “Carta de Cachaças da Paraíba”, que na verdade é um livro. De acabamento sofisticado, fala um pouco da história da cachaça no NE e traz informações sobre as variedades e marcas produzidas na Paraíba e como harmonizá-las na gastronomia, além de suas características sensoriais e os dados sobre o produtor e sua região. Além de agradável aos olhos, traz informação! Essencial para se entender por que uma cachaça apresenta este ou aquele aroma ou sabor.

Numa rápida leitura do livro podemos notar a evolução dos produtos, das marcas, novas e tradicionais. Destaque para os rótulos e principalmente para as garrafas. Segundo Alexandre Macário, gerente da unidade de negócios Norte/Nordeste da Owens Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, “uma cachaça premium precisa expressar na embalagem a mesma qualidade da bebida envasada e transmitir ao consumidor todo cuidado e atenção aos detalhes que o produtor teve durante o processo inteiro, da seleção da cana, colheita até a destilação e o envelhecimento. Por isso, a escolha da garrafa certa, é fundamental”.

E os resultados não tardam a aparecer, alguns produtores conseguiram um incremento de vendas de mais de 140%! Como dizem por aí: “a primeira impressão é a que fica”. Saúde!

Fonte: Paladar/Estadão