A Cafés Orfeu sempre teve uma conexão muito grande com o território de Arte e Cultura, e já lançou diversas edições especiais homenageando museus, como Pinacoteca e MAM, além de estar sempre presente como o café oficial da Bienal e da SP Arte. Em 2021, decidiu abraçar de vez este território da Arte e Cultura, com foco no que o Brasil tem de melhor nessa área, e nada mais inspirador para iniciar esta jornada do que homenagear um dos maiores expoentes de nossa cultura de todos os tempos: o poeta Vinícius de Moraes.
Como explica o Head de marketing da empresa, Fábio Gianetti, o desenvolvimento deste projeto foi em si uma experiência fantástica. “Tivemos a honra de idealizar e definir cada nuance dele com a própria família do Vinícius, representada por suas filhas Georgiana de Moraes e Maria Gurjão. Falamos sobre a personalidade do Vinícius e sobre quais eram as principais características que definiam o poeta, e ficou muito claro que ele era uma pessoa muito doce, carinhosa e fácil de se conviver, mas que ao mesmo tempo era genial, dono de um talento fora do comum”, lembra.
O primeiro desafio do projeto, foi buscar em nossas fazendas, dentre mais de 20 variedades plantadas, um café cujas características sensoriais se assemelhassem à personalidade do poeta. O café escolhido foi da variedade Arara, de um microlote localizado na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama, região Mogiana de SP, muito doce e com acidez macia, mas com inesperadas notas de frutas tropicais, que trouxeram brilhantismo e originalidade à bebida.
Outro desafio foi sobre a definição da embalagem, pois era preciso representar uma personalidade tão grande em embalagens tão pequenas. “O designer Pedro Capeletti, responsável pela criação das icônicas embalagens atuais dos cafés Orfeu, ficou a cargo de dar vida à edição especial, transformando as prateleiras dos supermercados em um grande mural de poemas. Em parceria com a família do poeta, escolhemos 12 maravilhosos trechos de seus poemas e espalhamos pelas embalagens do microlote. Até mesmo as cápsulas, embaladas individualmente, apresentam frases variadas”, esclarece o executivo.
A Camargo Embalagens foi a responsável pela produção das embalagens flexíveis do microlote em quatro formatos: sanfonado, flowpack e sachê, acondicionando as Cápsulas compatíveis com Nespresso®, Torrado e Moído, Drip Coffee e Grãos.
A escolha da impressão digital se deu por dois motivos: o primeiro deles é o fato de se tratar de um microlote, ou seja, uma quantidade muito limitada de produtos; e o segundo, foi o tempo reduzido para a entrega das embalagens para o Orfeu. “A impressão digital se mostrou mais eficiente para atender às nossas necessidades, ao mesmo tempo em que entrega uma excelente qualidade de impressão”, ressalta Gianetti. “O microlote Vinícius de Moraes foi lançado em novembro de 2021 e a recepção por parte dos consumidores está sendo incrível. Recebemos diariamente, em nossos canais de comunicação, elogios e agradecimentos emocionados de nossos consumidores, que se dizem encantados com a sensibilidade do projeto e com a beleza das embalagens. Muitos deles estão inclusive colecionando as embalagens ou até mesmo dando de presente para pessoas especiais”, conclui o Head de Marketing.
Como lembra o diretor executivo da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, a Orfeu já teve outros microlotes impressos pela Camargo, entre eles: Microlote Japy, com Felipe Bronze, e Microlote Blue Mountain.
Fonte: THRIVE Soluções Empresariais
Cimed cria embalagem usando inteligência artificial e se torna a primeira farmacêutica do mundo a usar a tecnologia
A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de...
VER MAIS