Close

Caixa de pizza ultraleve da Metsä Board conquista WorldStar de 2024

A Metsä Board, parte do Metsä Group, conquistou o prêmio WorldStar 2024 com seu conceito de caixa de pizza ultraleve desenvolvido em conjunto com Adara Pakkaus e outros especialistas do setor. A competição recebeu 435 inscrições de 41 países.
A caixa de pizza ultraleve é produzida com papelcartão MetsäBoard Natural WKL Bright, que utiliza consideravelmente menos material do que as soluções tradicionais, sem comprometer a rigidez, a função ou a qualidade de impressão. A caixa de pizza é 38% mais leve e, de acordo com a análise do ciclo de vida, a pegada de carbono da caixa de pizza é até 50% menor do que a das soluções tradicionais feitas de fibra reciclada. A comparação do impacto ambiental foi realizada no material e na sua produção.*

O conceito de embalagem ultraleve foi criado em cooperação com os principais especialistas da indústria de embalagens. A fabricante de embalagens Adara Pakkaus produziu o papelão ondulado e a impressão da caixa de pizza e a Marvaco forneceu as chapas de impressão flexográfica. A perspectiva visual foi desenhada pela Futupack. O pesquisador e especialista em impressão de gama expandida de ECG, Dr. Kai Lankinen, forneceu informações valiosas sobre os requisitos de design gráfico, pré-impressão e impressão flexográfica.

A Organização Mundial de Embalagens (WPO) organiza o prêmio WorldStar desde 1970 para reconhecer o que há de melhor em inovações de embalagens de todo o mundo. O objetivo é trazer avanços no design e na tecnologia de embalagens, especialmente na resposta a novos desafios e tendências globais, como a sustentabilidade.

Apenas são elegíveis para participar soluções de embalagem que tenham sido previamente premiadas num concurso nacional ou regional reconhecido. Antes do reconhecimento WorldStar, o conceito de caixa de pizza da Metsä Board recebeu o prêmio ScanStar em uma competição organizada pelas associações nórdicas da indústria de embalagens no final de 2023.

* A Metsä Board segue regras de categoria de processo para papel e cartão processados que são baseadas nos padrões de avaliação do ciclo de vida ISO 14040/14044 ao avaliar os impactos ambientais de seus cartões. Para afirmações comparativas, foram utilizados conjuntos de dados externos da Sphera. Estes conjuntos de dados representam produtos típicos nos mercados da UE. A comparação exclui processos de conversão de papelão. A metodologia de Mudanças Climáticas utilizada na avaliação foi EF3.0 Mudanças Climáticas – Total.

Fonte: Metsä Group