Elefante está passando por um processo de renovação de sua marca. Após 75 anos de tradição e relacionamento com os consumidores, a Cargill optou por mudar o posicionamento e os signos visuais e verbais do atomatado reconhecido como Top of Mind por três anos consecutivos pelo instituto Datafolha.
De acordo com Tatiana Zambon, diretora de Marketing e Comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil, o produto continua o mesmo: feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e com rendimento e consistência que diferenciam o Elefante. No entanto, a marca está mais moderna e com uma linguagem mais acessível e próxima ao consumidor. “Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo”, explica.
Elefante ainda é voltado para quem busca o prazer culinário – pessoas de todas as gerações, que curtem cozinhar, reunir amigos e famílias em torno da mesa e serem reconhecidas por isso. Porém, com um visual e uma linguagem mais moderna e próxima da realidade dos consumidores. “Decidimos fazer essa renovação pois nossos clientes também têm evoluído ao longo dos últimos anos de uma maneira muito acelerada e precisamos acompanhar esse movimento”, assume a diretora.
Mudanças visuais e verbais
Com o novo slogan ‘Elefante, viver junto rende mais’, a marca evoluiu para um tom de voz mais informal e íntimo. As mensagens nas redes sociais, propagandas e materiais publicitários inspiram receitas e a união de amigos e famílias. “Nossos clientes têm uma relação muito próxima com a marca. Vemos isso todos os dias nos diálogos abertos nas redes sociais. Somos um amigo e um companheiro, por isso mudamos nosso tom de voz e nossa mensagem”, resume Tatiana.
Visualmente, a marca se apresenta em um tom mais vivo que chama atenção do consumidor e remete à alegria e ao amor. A grafia se encontra sem serifas e com legibilidade mais clara. E o branco do logo foi substituído por um bege mais quente e que remete à proximidade e sentimento que a marca quer passar. Além disso, com o apoio da Maurício de Sousa Produções (MSP), a Cargill atualizou o personagem Jotalhão. “Mudamos a iconografia e a forma de passar as informações, que ficou mais clara, moderna e fácil de entender remetendo também para elementos da cozinha e de receitas”, explica.
“Temos muito carinho por essa parceria, que é uma das mais antigas e bem-sucedidas da MSP. O Jotalhão está há mais de 50 anos ilustrando as embalagens do extrato de tomate Elefante, um dos mais tradicionais do mercado alimentício brasileiro”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.
75 anos de história
A primeira renovação da marca aconteceu com a adoção do personagem Jotalhão, de Maurício de Souza, substituindo o desenho realista de um elefante. Foi o primeiro personagem de quadrinhos licenciado por uma marca no Brasil e, desde os anos 60, é o Elefante mais amado do país, sinônimo de extrato de tomate natural e de qualidade. Em 2011, a Cargill realizou a compra do negócio de atomatados da Unilever no Brasil, o que incluiu a marca Elefante. E assim, desde então, ela vem sendo uma marca importante para a companhia, com diversos investimentos ao longo do tempo para crescimento e aumento de participação de mercado.
Elefante conta com extrato tradicional, feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar; e a linha Elefante Sabores nas versões Pizza, Cebola e Alho, Louro e Ervas Finas e Strogonoff. Todos os produtos estão nas gôndolas dos supermercados de todo o País e são vendidos também pelo canal de food service da Cargill.
Mais informações: Elefante Brasil no Facebook
Fonte: Imprensa Cargill