Durante a C40 World Mayors Summit, em Copenhagen, na Dinamarca, o Grupo Carlsberg anunciou os avanços no desenvolvimento da Green Fiber Bottle, uma garrafa de papel para cerveja, que é feita de fibras de madeira de origem sustentável, 100% de base biológica e totalmente reciclável. A cervejaria se uniu a outras empresas globais líderes que estão unidas em sua visão para desenvolver embalagens sustentáveis através do avanço da tecnologia de garrafas de papel.
Esses desenvolvimentos são uma continuação da jornada de inovação em embalagens sustentáveis da Carlsberg e uma parte essencial de seu programa de sustentabilidade Together Towards ZERO, incluindo seu compromisso com as emissões de carbono ZERO em suas cervejarias e redução de 30% em sua pegada de carbono da cadeia de valor total até 2030.
Dois novos protótipos
Carlsberg apresentou dois novos protótipos da garrafa de papel. Ambas são feitas de fibras de madeira de origem sustentável, totalmente recicláveis e possuem uma barreira interna para permitir que as garrafas contenham cerveja. Um protótipo usa uma fina barreira de filme de PET reciclado e o outro uma barreira de filme de polímero de PEF 100% de base biológica. Esses protótipos serão usados para testar a tecnologia de barreira, pois a Carlsberg busca uma solução para alcançar sua ambição final de produzir uma garrafa 100% de base biológica sem polímeros.
Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento de grupo do Carlsberg Group, disse: “Continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e estamos satisfeitos com o progresso que fizemos até agora. Os dois protótipos são um passo importante para realizar nosso compromisso de trazer essa inovação ao mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos remanescentes, assim como fizemos com o nosso Snap Pack de redução de plástico”.
Novos parceiros
A Carlsberg iniciou o projeto para desenvolver uma garrafa feita de fibras de madeira de origem sustentável, a Green Fiber Bottle, em 2015, juntamente com os especialistas em inovação EcoXpac, a empresa de embalagens BillerudKorsnäs e os pesquisadores de pós-doutorado da Universidade Técnica da Dinamarca, apoiados pelo Innovation Fund Denmark. Os esforços combinados resultaram no surgimento da Paboco®, empresa de garrafas de papel, que é resultado de uma joint venture entre a BillerudKorsnäs e a ALPLA, especialista em fabricação de garrafas.
Agora a Carlsberg se juntará a The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L´Oréal em uma comunidade de garrafas de papel lançada pela Paboco®. A comunidade une empresas e especialistas globais líderes com a visão de promover embalagens sustentáveis, oferecendo produtos de alta qualidade com impacto ambiental reduzido.
Myriam Shingleton continua: “O trabalho com nossos parceiros desde 2015 no desenvolvimento da Green Fiber Bottle ilustra que esse tipo de inovação pode acontecer quando trabalhamos juntos. Estamos muito satisfeitos que outras empresas com ideias semelhantes agora se juntaram a nós como parte da comunidade de garrafas de papel da Paboco. Parcerias como essas, unidas pelo desejo de criar inovações sustentáveis, são a melhor maneira de trazer mudanças reais ”.
“Somos motivados por nossa constante busca de melhores soluções para criar embalagens mais sustentáveis que ajudam as pessoas a viver vidas mais sustentáveis. Às vezes, isso significa repensar completamente como as coisas são feitas, forçando os limites das tecnologias existentes e superando os desafios técnicos à medida que eles se apresentam ”.
Gittan Schiöld, CEO interino da Paboco®, disse: “Estamos colaborando em toda a cadeia de valor, compartilhando os riscos e estamos unidos em nossa visão de que a garrafa de papel se tornará realidade e mudará fundamentalmente esse setor para sempre”.
Uma busca constante por melhorias
O foco da Carlsberg em inovações de embalagens sustentáveis não é novo. Em 2018, a cervejaria dinamarquesa lançou uma série de inovações em embalagens, incluindo filme retrátil reciclado, tinta para impressão de rótulos mais verde e o inovador Snap Pack, que substitui o filme shrink para six pack por uma solução que cola as latas.
As melhorias em embalagens da Carlsberg fazem parte de seu antigo processo de aprimoramento e inovação, incluindo o desenvolvimento de avanços científicos, como fermento puro e escala de pH.
Fonte: Carlsberg