Close

Casal de SC cria embalagem que substitui plástico filme

Um casal de Joinville criou em casa embalagens para substituir o plástico filme, usado para armazenar alimentos. Depois de experimentarem materiais durante meses, eles chegaram à solução que reúne tecido 100% algodão, mel ou cera. Agora, os dois querem ajudar outras pessoas a diminuírem o plástico descartado no planeta.

A ideia surgiu de uma demanda doméstica. “A preocupação ambiental é o que nos move, nossa ideia é usar o mínimo de plástico possível. Conhecemos um produto parecido quando moramos na Austrália em 2015 e quando retornamos começamos os testes”, conta Carla Ereno.

 

Carla é engenheira agrônoma e o marido, Lucas Bastos, é engenheiro mecânico. Para lapidar a ideia, cursaram uma disciplina de inovação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Depois disso, chegaram à embalagem feita com tecido 100% algodão, resina de árvore e mel – que pode ser substituído por cera de carnaúba, para os veganos.

 

“Sempre fomos muito curiosos, chegamos a testar com cera de abelha, porque meu pai é apicultor, mas não deu certo. Pesquisamos outros produtos, até chegarmos à versão atual. Compramos o algodão estampado e usamos um conjunto de materiais entre cera de abelha, resina de árvore e óleo de coco, disponíveis no comércio local”, contou Carla.

 

Conforme a agrônoma, as embalagens podem ser reutilizadas e durar até um ano. “Elas podem ser limpa com um pano úmido ou em água corrente. Quando colocada embaixo da torneira a água escorre por ela, por causa da cera. Depois, é só pendurar no varal e guardar na gaveta. É mais simples do que lavar o pano de prato”, explicou.

As embalagens ecológicas deram tão certo que Carla e Lucas resolveram comercializá-las. Nesta fase inicial, o produto está à venda pelas redes sociais.

 

Fonte: Portal G1 Santa Catarina