Close

Com Owens Illinois, Retorna Machine que recolhe embalagens de vidro é instalada no Tenda Atacado Bonsucesso

A Owens Illinois (O-I), líder global na fabricação de embalagens de vidro, participa há mais de um ano do Projeto Retorna Machine, idealizado pela Triciclo. A iniciativa das empresas permitiu a criação de uma máquina capaz de coletar embalagens de vidro para reciclagem, contribuindo para a logística reversa do material e atendendo às exigências legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Acordo Setorial de Embalagens em Geral. O vidro coletado pelas máquinas é destinado às fábricas da O-I.

Agora, essa solução está disponível ao público em geral. Em inédita parceria com o Tenda Atacado, a O-I e a Triciclo instalaram, no dia 23 de novembro, uma Retorna Machine na unidade Tenda Atacado Bonsucesso, em Guarulhos/SP (Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 5.308). O equipamento estará preparado para recolher exclusivamente embalagens de vidro, gerando 5 pontos triciclo por unidade.

Para Reinaldo Kühl, gerente de Marketing Americas South da O-I, a iniciativa favorece a reciclagem do vidro no Brasil. “Com o programa de recompensa da Retorna Machine, o consumidor tem o incentivo para separar garrafas e potes para reciclagem em vez de descartá-los como lixo comum. Iniciativas como essa são fundamentais para favorecer o ciclo de logística reversa do material, fazendo com que ele retorne à cadeia e se transforme em uma nova embalagem”, diz. O gerente também menciona que a iniciativa pioneira abre espaço para outras empresas se engajarem na iniciativa e viabilizarem novas máquinas.

O Projeto Retorna Machine consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, utilizando máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe diversos benefícios, tais como crédito em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o Programa da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda doá-los para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Para Felipe Cury, diretor executivo da Triciclo, a parceria tripartite Tenda Atacado, O-I e Triciclo “é um primeiro grande passo, de importância nacional, para modernizarmos nosso sistema de logística reversa, atualmente tão precário e de pouco acesso pelos nossos cidadãos. Países europeus e asiáticos, como Alemanha e China, utilizam tecnologia similar e possuem taxas de retorno das embalagens acima de 90%. Estamos muito orgulhosos de levar este benefício para o – e também em prol – ponto de venda.”

Fonte: Ketchum