Estudo da GfK revela que o brasileiro quer uma alimentação mais saudável e a embalagem é um dos critérios para escolha das marcas
Segundo o último estudo da GfK sobre a declaração de consumo do consumidor em supermercados, nos últimos 5 anos, enquanto o consumo de todas as bebidas não alcoólicas subiu, apenas a categoria dos refrigerantes caiu, sinalizando uma tendência na direção da busca por uma alimentação mais saudável. Em sentido oposto, reforçando ainda mais essa tendência, quem mais se beneficiou deste crescimento foram as categorias das bebidas energéticas, dos chás gelados e dos iogurtes/smoothies.
Os brasileiros se relacionam de forma mais intensa com os alimentos e bebidas do que a média global. Valorizam produtos enriquecidos com vitaminas, minerais, baixo teor de gordura, de sódio e açúcar. Não conter glúten, embora pese menos na decisão de escolha, é muito valorizado no Brasil. Já não conter transgênicos é mais relevante no cenário global.
80% dos consumidores da 3ª idade estão preocupados com uma dieta equilibrada, mostrando um nível de consciência de saudabilidade altíssimo. Enquanto praticamente ¼ dos jovens entre 15 e 19 anos declara consumir açúcar com frequência. A presença de ingredientes saudáveis é menor em sua dieta
Quais são os critérios na escolha de uma marca? Embalagem, presença da marca habitual e preço são os fatores mais importantes na escolha de uma marca de alimentos e bebidas. A embalagem, além de ser a vitrine de um produto, ela é um precioso canal de comunicação com o consumidor. O que vemos aqui é uma grande valorização de embalagem reciclável e do rótulo de fácil leitura e entendimento.
O acesso às informações nutricionais e a busca por alimentos de qualidade, é um caminho sem volta, e os diversos pontos de contato que pegarem carona nessa onda de saudabilidade serão mais considerados pelos consumidores.
Fonte: DFreire Comunicação