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Consumidores de leite UHT ganham opção da garrafa PET em 1,5L

Embalagem inédita e com tecnologia exclusiva de camada única garante preservação eficaz, pureza do produto e maior praticidade e comodidade para grandes consumos

A comercialização de embalagens tamanho família, já usual em diversos países e em crescimento no Brasil, se expande agora no mercado nacional para os consumidores de leite UHT com o lançamento da garrafa PET de 1,5L. Inédita no segmento, a embalagem foi desenvolvida pela multinacional Plastipak em colaboração com a Usina de Laticínios Jussara, explorando o mercado de famílias numerosas e o âmbito da praticidade, uma vez que é de fácil manuseio e armazenamento, encaixando na porta da geladeira.

Outro destaque é sua tecnologia de camada única (monolayer), que assegura não só a preservação correta, segurança e pureza do produto mas também facilita o processo de reciclagem, beneficiando toda a cadeia de produção, inclusive podendo voltar à própria embalagem.

A tecnologia monocamada da Plastipak funciona como uma barreira à luz sem a necessidade de barreiras adicionais ou rótulos especiais, eliminando os riscos de delaminação, tipo de desprendimento interno de camadas e/ou materiais que pode ocorrer em outros tipos de embalagem comprometendo a validade do produto.

“Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de embalagens tamanho família no mercado nacional para uma diversidade de produtos”, aponta o diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota. Segundo ele, essa tendência assemelha-se ao que acontece em outros mercados, especialmente o norte americano, em que sobressai a praticidade, facilidade de manuseio e a conveniência, sobretudo em famílias numerosas. “Dessa forma, ficamos satisfeitos em ter desenvolvido, juntamente com a Usina de Laticínios Jussara, essa nova solução de 1,5L, complementando a variedade da linha de leites UHT da marca que, desde 2015, passou a utilizar a nossa tecnologia PET em camada única nas embalagens de um litro, em um movimento pioneiro no segmento”, acrescenta o executivo.

 

Sustentabilidade garantida da produção à reciclagem

Como empresa global, responsável pela produção de mais de 40 bilhões de embalagens por ano no mundo, focada em manter e ampliar produtos e processos que garantam a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a Plastipak investiu na criação da exclusiva tecnologia de camada única (monolayer) para a garrafa PET, assegurando menor impacto ambiental na produção e reciclagem. Por ser monocamada, aumenta o leque de opções de reutilização inclusive pode voltar a ser uma garrafa, habilitando assim o ciclo “back to bottle”, com processo de reciclagem mais fácil em comparação com outras soluções de embalagens alternativas para leite UHT.

Outro destaque são as aplicações amplas e mais nobres que podem ser dadas à resina fabricada a partir do descarte da embalagem PET monolayer em indústrias como a de fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas e plásticos de engenharia, entre outras. Maior utilização gera maior demanda pelo produto, o que beneficia toda a cadeia de valor, desde a coleta, as cooperativas, os recicladores e os fabricantes de embalagem.

Gerar essa verdadeira corrente do bem é valor intrínseco da Plastipak, assim como a sustentabilidade de todas as suas ações, como explica Mota. “Assegurar a reciclagem dos nossos produtos é parte fundamental da nossa estratégia e do nosso dia a dia. Nossa preocupação é sempre trazer inovações para os nossos parceiros e consumidores que colaborem com o meio ambiente e promovam a melhoria da qualidade da população como um todo”, finaliza Mota.

A Global PET é a empresa responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem validado pela ANVISA e comercialização para reutilização.

 

Fonte: Novitá Comunicação Estratégica