A Danone vai incorporar tampas inteligentes às garrafas de água mineral de sua marca espanhola Font Vella, permitindo que os consumidores acompanhem seus níveis de hidratação. Chamada de Coach2O, o widget monitora a ingestão de água dos consumidores e “orientá-los para a hidratação adequada”. Não há contato entre a água e o dispositivo que registra o volume de água consumido pelo consumidor.
A tampa inteligente também pode lembrar as pessoas de beber água, alertando-as através de uma série discreta de “piscadas” e vem com um aplicativo que permite aos consumidores definir metas diárias de hidratação de acordo com as suas necessidades individuais.
A empresa desenvolveu os dispositivos em parceria com a Water.io – uma inovadora empresa de embalagens inteligentes, cuja tecnologia de tampa de garrafa – como co-fundador Yoav Hoshen disse à FoodBev em 2015 – tem a capacidade de transformar qualquer garrafa comum em um dispositivo “inteligente”. A start-up trabalhou anteriormente com a empresa de embalagens Visy para disponibilizar suas tampas de garrafas na Austrália e na Nova Zelândia. Essa iniciativa vem atender uma crescente tendência dos consumidores a reutilizar e reabastecer as garrafas de água.
Segundo Bruno Dasque, vice-presidente de pesquisa e inovação da Danone Waters, nos últimos anos, as equipes de pesquisa aprofundaram o seu conhecimento sobre a ciência da hidratação. “Agora, com nossa capacidade de inovação, podemos alavancar soluções digitais para levar todo esse conhecimento àqueles que mais precisam: nossos consumidores, por meio de soluções personalizadas”.
A European Food Safety Authority recommends recomenda ingestão diária de 2,5 litros de água para homens e 2 litros de água para mulheres – através dos alimentos que consomem ou das bebidas que consomem – incluindo cerca de 70-80% das bebidas.
Kinvara Carey, gerente geral do Conselho Nacional de Hidratação do Reino Unido, disse: “Com os atuais debates em torno do açúcar e da saúde pela população, agora é a hora de nos desafiar e considerar como podemos fazer mais para incentivar hábitos saudáveis de hidratação”.
“Embora a maioria das bebidas promovam a hidratação, a água é uma das maneiras mais saudáveis de hidratar, pois não contém calorias nem açúcar. Há tanta escolha quando se trata de água, com uma variedade de águas doces e cristalinas de alta qualidade, de origem natural, bem como água da torneira em casa, ou abastecida em uma garrafa reutilizável”, acrescenta.
Em 2017, as vendas de água engarrafada ultrapassaram os refrigerantes nos EUA pela primeira vez – e no ano passado, a consultoria Zenith Global de alimentos e bebidas previu que o mesmo cenário em todo o mundo em 2018. Isso foi “ainda mais notável” porque outras categorias de refrigerantes ainda estavam crescendo, de acordo com o presidente da Zenith, Richard Hall.
Fonte: Foodbev