A Dell vai utilizar resíduos plásticos encontrados nos oceanos na fabricação de suas embalagens.
Coletados em canais e praias, os resíduos que entrariam nos oceanos são reciclados pela Dell para serem utilizados na fabricação das embalagens do notebook 2-em1 Dell XPS 13, como parte da estratégia da cadeia de sustentabilidade da empresa.
De acordo com a empresa, o programa evitará que mais de 7 toneladas de materiais plásticos alcancem os oceanos durante o ano de 2017.
As embalagens feitas a partir do plástico retirado do oceano passarão a ser usadas globalmente nas caixas do notebook 2-em1 Dell XPS 13 a partir do dia 31 de abril de 2017.
A empresa ainda incluirá informações educativas em todas as embalagens, para aumentar a conscientização global de saúde dos ecossistemas dos oceanos
Para ajudar a garantir que as embalagens da Dell também não terminem nos oceanos, a Dell irá carimbar cada caixa com o símbolo de reciclagem Nº 2, designando-as como HDPE (que é comumente reciclável em muitos locais).
A equipe de embalagens da Dell projeta e classifica suas embalagens de produtos como sendo mais de 93% recicláveis, para que possam ser reutilizadas como parte da economia circular – onde os materiais de outra pessoa do fluxo de resíduos pode ser usado como insumos em produtos e embalagens
O processo de produção das embalagens feitas a partir dos plásticos retirados dos oceanos é composto por várias etapas: os parceiros da Dell coletam os plásticos oceânicos em cursos de água, costas e praias antes de chegarem ao oceano.
Em seguida, o plástico usado é processado e refinado. Então, é feita uma mistura do plástico retirado dos oceanos (25%) com outros plásticos HDPE reciclados (os 75% restantes), de fontes como garrafas e recipientes de armazenamento de alimentos.
Por fim, flocos de plástico reciclado são moldados e transformados em embalagens, que são enviadas nas caixas que chegarão aos clientes.
“A Dell se orgulha em ser pioneira em programas de sustentabilidade e reciclagem a nível global. Com esse projeto, não só estamos impedindo que os resíduos plásticos entrem em nossos oceanos, mas também estamos educando os clientes e dando bons exemplos” afirma Kevin Brown, diretor da Cadeia de Suprimentos da Dell.
Desde 2008, a Dell incluiu plásticos reciclados em seus desktops e, em janeiro de 2017, atingiu seu objetivo programado para 2020 de usar mais de 21.500 toneladas de materiais reciclados em seus produtos.
Fonte: Baguete