Close

Digitalização de embalagens: uma grande oportunidade na drupa!

Sean Smyth, Analista e Consultor da Smithers
A drupa está de volta e a expectativa está aumentando. Tentar descobrir qual será o tema da feira é complicado, depois de oito anos e o impacto do COVID.
Os drivers de sustentabilidade, automação e fluxo de trabalho dominam a maioria das operações de impressão e embalagem. Recrutar e reter pessoal qualificado é cada vez mais difícil para muitas empresas à medida que os baby boomers se aposentam e as gerações mais jovens de nativos digitais exigem uma abordagem diferente à sua vida profissional.
Os desenvolvimentos de impressão digital serão o centro das atenções em todos os setores gráficos, industriais e de embalagens e haverá mais anúncios este ano na drupa. As embalagens digitais oferecem muitas oportunidades para os impressores comerciais que procuram entrar em novos setores, à medida que muitas aplicações de impressão tradicionais continuam a diminuir. A mesma dinâmica está incentivando mais fornecedores de equipamentos a oferecerem sistemas de impressão digital para etiquetas, papelão ondulado, caixas, embalagens flexíveis, plásticos rígidos, embalagens de vidro e metal.
Os números mostram como os fornecedores de equipamentos de impressão digital para etiquetas e embalagens se desenvolveram desde que este mapa tecnológico foi produzido pela primeira vez em 2019. Tem havido um fluxo constante de novos participantes, desde fornecedores de equipamentos de impressão analógicos estabelecidos e novos fornecedores que aproveitam a sua experiência em impressão digital.

Além disso, existem sistemas de impressão digital e integrações sofisticadas sob medida, algumas operando como parte de linhas de fabricação e envase. Embora tenha havido uma consolidação do lado da oferta, é surpreendente que tenha havido poucas saídas do setor, o elevado número de intervenientes que agora competem na vasta gama de aplicações de embalagens, oferecendo novas capacidades e funcionalidades, com um aumento constante da produtividade e custos mais baixos.

Bem, a boa notícia para nós, técnicos de impressão, é que este diagrama ficará ainda mais lotado este ano. Smithers acompanha os desenvolvimentos neste setor, publicando relatórios e realizando conferências sobre embalagens impressas digitalmente. Os eventos europeus, americanos e asiáticos reúnem centenas de marcas, varejistas, embaladores/envasadores, conversores, agências e designers, juntamente com fornecedores de equipamentos, substratos e tintas/toners, com empresas de fluxo de trabalho e logística. Estes são fóruns excelentes e, ao longo dos anos, a discussão passou de questões tecnológicas para benefícios tangíveis e processos de negócios melhorados com a adoção da impressão digital e do acabamento cada vez mais digital.
Hoje, qualidade, confiabilidade e produtividade não são mais problemas para impressoras de embalagens a jato de tinta e eletrofotográficas. Na drupa, haverá máquinas de jato de tinta de alimentação de folhas que oferecerão o equivalente ao processo litográfico de alimentação de folhas coloridas a velocidades de 11.000 folhas B1 por hora, enquanto as impressoras rotativas oferecerão velocidades superiores a 400 m por minuto até 2,8 m de largura. Estas são alternativas convencionais às alternativas de litografia, flexografia e gravura.
Os fabricantes de cabeçotes de impressão e impressoras estão desenvolvendo métodos para eliminar artefatos de jato de tinta, compensando saídas de bicos e desvios em tempo real, o que prolonga a vida útil dos cabeçotes e o tempo de atividade da máquina. O jato de tinta será o verdadeiro vencedor, com máquinas mais rápidas, principalmente em embalagens flexíveis. A tecnologia das tintas está melhorando, com tintas UV e à base de água sendo empregadas para aplicações específicas. Haverá formulações mais altamente pigmentadas que ajudarão a reduzir a espessura do filme de tinta e, ao mesmo tempo, reduzirão o custo total de propriedade, aumentando ainda mais a participação da impressão digital.
Não é só imprimir. Alguns fornecedores apresentarão sistemas de passagem única altamente automatizados para imprimir e finalizar caixas de papelão ondulado, caixas e flexíveis em uma única passagem. O facilitador é a combinação da impressão digital com o acabamento digital. Estes contarão com sistemas de controle automatizados que acionam a prensa, medem e verificam a impressão e, em seguida, acompanham o acabamento que pode ser revestimento, laminação, corte, vinco, dobra e colagem, juntamente com uma ampla variedade de acabamentos. Os controladores front-end digitais estão se tornando cada vez mais poderosos, automatizando e conduzindo a unidade de impressão digital e, ao mesmo tempo, medindo e controlando a qualidade e, em seguida, configurando e conduzindo a tecnologia de acabamento. Esta abordagem ajuda a substituir as competências tradicionais dos encarregados de impressão e dos operadores de acabamento – importante à medida que a mão de obra qualificada se torna mais escassa.
Embora as novas impressoras digitais sejam as que chamam a atenção nas manchetes, ainda mais importante é o software de fluxo de trabalho. A única maneira de ganhar dinheiro com uma impressora digital é produzir resultados vendáveis e um fluxo de trabalho poderoso é vital para preparar os arquivos de arte e manter a fila de impressão bem abastecida. Isto pode ser uma barreira para os conversores de embalagens que entram no setor, uma vez que muitos não possuem as competências necessárias em pré-impressão e tratamento de dados. A drupa verá muitas empresas fornecendo soluções integradas com sistemas de informação de gestão para automatizar a administração necessária para lidar com muitos trabalhos de curta duração. O fluxo de trabalho será cada vez mais colaborativo, com novos designs produzidos e aprovados, e depois carregados em filas de trabalho, para gerenciamento e imposição automatizados de cores, sem envolvimento manual no conversor. O MIS está interligado, solicitando substratos e planejando a produção na impressora e no acabamento para atender às necessidades do cliente e otimizar a capacidade no conversor.
O fluxo de trabalho digital pode ser assustador para conversores de embalagens lidarem com alguns trabalhos grandes, mas é assim que funciona o mundo. As empresas podem explorar soluções na drupa para simplificar as cadeias de abastecimento que serão fundamentais para o sucesso futuro no fornecimento de embalagens e rótulos. Os líderes de mercado oferecem uma ampla variedade de software criativo. Eles mostrarão novos métodos para automatizar os processos repetitivos envolvidos no design de embalagens, aprovações e pré-impressão, eliminando tempo e custos do processo. Outros players oferecerão soluções específicas para integração e otimização do gerenciamento de cores, imposição e fornecimento de capacidade de dados variáveis.
Todos esses desenvolvimentos de embalagens são, em última análise, impulsionados pelas expectativas, ou melhor, pelas demandas do cliente final. No mundo cada vez mais conectado essas demandas e expectativas estão mudando, com mais engajamento e interação para melhorar a experiência do consumidor da marca. A impressão digital permite que as marcas tomem decisões de conteúdo mais tarde na cadeia de abastecimento, mais perto do consumidor, o que ajuda as embalagens a oferecer funções adicionais valiosas. Estas funções adicionais levam as embalagens para além das funções tradicionais de contenção e proteção, com informação e promoção. Uma impressão digital única pode ser ligada ao mundo cibernético, abrindo novas oportunidades de eficiência logística e maior envolvimento do consumidor.
A drupa é a feira de impressão mais importante porque os expositores (e todos os importantes estarão lá) mostram o que têm, enquanto aproveitam o evento para apresentar o que estão trabalhando e obter feedback. E a impressão digital de embalagens (mais acabamento) estará em pauta. Haverá mais máquinas para etiquetas; papelão ondulado – pós e pré-impressão, substitutos do laminado litográfico; para caixas dobráveis; para embalagens flexíveis; para metal e haverá máquinas de impressão direct-to-shape fazendo coisas interessantes em latas, aerossóis, plástico e vidro. Os players estabelecidos apresentarão melhorias em qualidade, velocidade e formatos, com novas tintas e toners ampliando os tipos de embalagens que podem produzir.
Estou realmente ansioso para ver os recém-chegados que já anunciaram desenvolvimentos que irão exibir e sei de vários desenvolvimentos potenciais, infelizmente não estou autorizado a mencionar, o que é a ruína de um correspondente de tecnologia. Isso mudará quando a drupa for aberta.
Então, venha maio de 2024!