A Dow acaba de anunciar investimentos de mais de US$ 200 milhões destinados a otimizar ainda mais o desempenho de sua unidade petroquímica localizada em Ingeniero White (província de Buenos Aires).
O montante será investido nos próximos dois anos para aumentar a confiabilidade das instalações produtivas de etileno e polietileno. O polietileno é amplamente utilizado pela indústria local na fabricação de embalagens rígidas e flexíveis para setores de bens de consumo diversos, entre os quais, embalagens para alimentos, produtos de saúde e higiene, tubos e filmes industriais e agrícolas.
Entre as ações anunciadas, também estão projetos de modernização e expansão de algumas unidades operacionais, além da execução de trabalhos corretivos e preventivos em maquinários de grande porte, reforma e otimização de equipamentos existentes e implantação de novas tecnologias para se alcançar melhorias significativas na produção.
Além dos trabalhos de manutenção, serão implantados aperfeiçoamentos tecnológicos que permitirão um melhor desempenho em termos de meio ambiente e segurança, em conformidade com os mais altos padrões globais e alinhados às necessidades da companhia e objetivos de desenvolvimento em longo prazo.
Com esses projetos, as unidades passarão a operar com eficiência máxima, o que é necessário para dar continuidade ao processo de captação de investimentos futuros para ampliar a capacidade do complexo.
A decisão da Dow trará impactos significativos para o complexo de Bahía Blanca durante a execução dos projetos. Estima-se que, durante a fase de pico, mais de 1000 pessoas participarão dos trabalhos por meio de empresas contratadas para a prestação de serviços, a maioria das quais são negócios de pequeno e médio porte localizados em Bahía Blanca e no seu entorno. Além disso, outras atividades serão executadas por companhias petroquímicas cujas operações são integradas com as da Dow. Tudo isso aumentará os investimentos no complexo e a geração de empregos na região.
Dada a demanda por mão de obra qualificada, a Dow coordenará um plano integrado e oferecerá treinamento para trabalhadores em conjunto com associações do setor e sindicatos. Esse trabalho será coordenado em conjunto com o Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Social nos âmbitos nacional e local.
A iniciativa reforça o compromisso da Dow com a Argentina e, particularmente, com a cidade de Bahía Blanca, e representa uma oportunidade histórica de a companhia assumir um papel de liderança no desenvolvimento industrial do país.
Fonte: In Press Porter Novelli