Os maiores fabricantes de produtos de consumo, desde refrigerantes até fraldas, estão manifestando cautela em relação aos gastos do consumidor, em meio a problemas mais amplos no varejo.
Executivos da Procter & Gamble, PepsiCo e Nestlé disseram que a desaceleração dos gastos nos Estados Unidos comprometeu os resultados do período mais recente, embora nem todos concordem quanto aos motivos disso. Vários disseram prever que os negócios aumentarão ainda neste ano.
Alguns atribuíram o início do ano fraco à alta da gasolina, ao mau tempo e a outros fatores externos, enquanto outros executivos apontaram para a mudança do gosto do consumidor. Analistas de algumas grandes marcas, como a Gillette e a Yoplait, estão perdendo terreno em favor de marcas emergentes.
O total das compras de produtos de consumo industrializados nos EUA caiu 2,5%, em unidades, no primeiro trimestre, de acordo com a Nielsen.
“Deve haver mais fontes de volatilidade hoje em dia do que em qualquer outro período da história”, disse ontem o diretor financeiro da P&G, Jon Moeller.
Fonte: Valor Econômico