Embalagem de Água Thermal Ingá é assinada pela Obah Design

Desde 2016, o Brasil abarca uma diversificação de produção de águas premium somada à entrada das águas termais no setor de dermocosméticos. O cenário mostra que o mercado brasileiro já entendeu que não é só para matar a sede que o consumidor compra água.

O segmento da beleza, saúde e bem-estar segue em franca expansão. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é um dos maiores mercados de beleza do mundo, sendo o primeiro em cirurgias plásticas e perfumaria. O país se posiciona como o segundo em cuidados com o cabelo e é o terceiro em cosméticos. Para 2018, a projeção de crescimento nominal gira em torno de 7,5% em relação a 2017, segundo a Abihpec.

As águas premium e termais são produtos diferenciados que têm o design de embalagem como parte fundamental da cadeia produtiva. O desafio de criação da embalagem é ainda maior, ao considerar o potencial de posicionamento desses produtos no mercado, ante a grande gama de itens do gênero disponível nas gôndolas.

A missão de proporcionar à água Thermal Ingá uma embalagem adequada, que trouxesse beleza, inovação e funcionalidade ao produto, foi dada pela Hidrobrás Águas Minerais do Brasil Ltda, responsável pelas marcas Ingá e Suiá, à agência mineira Obah Design. “A Água Thermal é uma tendência mundial de uso, em sua maioria, por mulheres. Como está diretamente ligada ao nosso produto – a água mineral – a Água Thermal Ingá vem com o intuito de agregar valor à marca Ingá, que há 45 anos traduz qualidade em sua linha de produtos envasados”, explica Guilherme Rosa Araújo, diretor de compras da Hidrobrás.

Expressão criativa desenvolvida pela Obah Design

Todas as propriedades da água termal (PH mais equilibrado, altas concentrações de minerais benéficos para a pele, estimulante natural para a renovação celular, dentre outras) somadas à inovação que o produto traz para o mercado, foram a fonte de inspiração da equipe Obah Design para o desenvolvimento da embalagem da Água Thermal Ingá. “Como esse item abre um novo mercado para a empresa, o desafio foi trabalhar a identidade de algo diferenciado aos já presentes no portfólio, mas que levasse o nome da companhia de forma a associar a qualidade desse lançamento à credibilidade da marca Ingá”, explica Araújo.

A Obah transferiu para a embalagem um design limpo e elegante. A opção pelo uso de um recipiente em metal e em spray respeita a cadeia de logística reversa e imprime uma identificação com produtos de beleza. O tom branco perolado de toda a embalagem, somado à imagem da água em movimento trazem um ar sofisticado, bem como o símbolo real que coroa o nome da marca Ingá, reforçando o produto como premium. Uma fonte leve, delicada e sem serifas foi escolhida para reforçar essas referências.

O destaque dos benefícios da água termal e da Ingá fazem a associação entre o produto e o valor da marca. “A importância do design nas gôndolas é essencial para chamar atenção e provocar o consumidor a pegar o produto para ler e conhecer, mesmo que ele não compre, mas que lhe chame a atenção. A embalagem atendeu perfeitamente às nossas expectativas e tivemos vários retornos elogiando tanto o recipiente quanto o layout do rótulo e conjunto final. Ainda não é possível mensurar o crescimento nas vendas, uma vez que o produto está há poucos meses no mercado. Contudo, os números aumentam a cada dia e reconhecemos a importância estratégica da embalagem nesse processo”, afirma Araújo, da Hidrobrás/Ingá.

Fonte: Link Comunicação Empresarial