Brasília -A Índia tem sido foco de importantes ações de prospecção comercial e de imagem do couro brasileiro nos últimos anos. Trata-se de um mercado com potencial de crescimento e que será o destino, em breve, de sete empresas brasileiras para participação na feira India International Leather Fair (IILF), em Chennai, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, com a expectativa de gerar US$ 10 milhões em negócios.
Os couros do Brasil neste evento contam com o suporte do projeto Brazilian Leather, iniciativa de incentivo às exportações deste produto nacional desenvolvida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Em 2016, a Índia comprou do Brasil 3,23 milhões de metros quadrados de couro, o que representou uma alta de 2,7% em relação a 2015, conforme explica Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB. “É um país que pode importar ainda mais do Brasil, especialmente couros acabados, com maior valor agregado”, acrescenta.
A Índia é o segundo maior produtor mundial de calçados e roupas em couro, com importação de peles em ascensão nos últimos anos; a participação dos couros brasileiros dentro do espectro importador da Índia é de 4%, o que indica potencial de crescimento, conforme analisa Cunha.
Em média, a feira IILF tem aumentado 10% ao ano em número de visitantes – só na edição de janeiro de 2016, o balanço final de público ficou em 12 mil pessoas, a maioria em busca de couros e outros materiais para calçados, além de químicos e equipamentos. Anualmente, são mais de 450 expositores de 25 diferentes países neste evento.
Veja as empresas brasileiras que irão expor na IILF com o apoio do Brazilian Leather:
Cortume Krumenauer
Couros Bom Retiro – CBR
Curtume Bannach
Hason International
JBS Couros
Liderkoll
Minerva
(*) Com informações da Apex-Brasil