A tendência das empresas de bebidas alcoólicas no Reino Unido de substituir as embalagens de vidro por garrafas de papel acelerou. Recentemente, a Aldi, um varejista de destaque, lançou vinho em garrafas feitas com 94% de cartão reciclado. A iniciativa do varejista segue a decisão da Absolut Vodka de comercializar garrafas de papel de molde único em junho de 2023. Sustentabilidade, economia e interrupções no fornecimento de vidro nos últimos anos são os principais fatores por trás dessa mudança, de acordo com a GlobalData.
Neralla Rama Ravi Teja, analista de consumo da GlobalData, comenta: “A sustentabilidade tornou-se uma preocupação importante tanto para os fabricantes como para os consumidores. De acordo com uma recente pesquisa de consumo da GlobalData, ser sustentável/amigo do meio ambiente é essencial ou bom para 65% dos consumidores no Reino Unido*. A Frugalpac, fabricante de garrafas de papel, afirma que suas garrafas têm uma pegada de carbono cerca de seis vezes menor do que as garrafas de vidro tradicionais.”
Teja continua: “O vidro é mais pesado que o papel e consome mais combustível durante o transporte. A escalada da crise Rússia-Ucrânia fez subir acentuadamente os preços dos combustíveis no Reino Unido e desencadeou uma crise no custo de vida. A redução das suas contas de combustível subiu na lista de prioridades dos fabricantes depois que o conflito se intensificou e causou perturbações na cadeia de abastecimento de combustível”.
“Uma estratégia para mitigar os custos de combustível envolve a redução do peso da embalagem para diminuir o consumo por unidade durante o transporte. Dado o seu peso mais leve, o cartão surgiu como uma opção atraente para os fabricantes de bebidas alcoólicas. Além disso, com a tendência crescente do delivery de bebidas alcoólicas, embalagens mais leves tornaram-se a necessidade do momento.”
A importância da conveniência, facilidade de transporte e portabilidade continua crescendo, impulsionando a busca por embalagens mais leves. Por serem fáceis de transportar, as bebidas alcoólicas comercializadas em embalagens leves, como latas metálicas e garrafas de papelão, oferecem mais flexibilidade ao consumidor no consumo.
Teja conclui: “Juntamente com estes fatores, a instabilidade no fornecimento de vidro obrigou os fabricantes de bebidas a procurar soluções alternativas de embalagem. Além de dificultar o fornecimento de combustível, o conflito Rússia-Ucrânia desferiu um duro golpe na disponibilidade de vidro na Europa. Os ataques aéreos russos danificaram gravemente as instalações de produção de vidro da Ucrânia no início de 2022, resultando na escassez do material e subsequentes aumentos de preços na Europa. A Vetropack, um dos principais fabricantes de vidro na Europa, retomou as suas operações na Ucrânia apenas em maio de 2023. O conflito Rússia-Ucrânia abalou todos os setores que dependem do vidro no Reino Unido e forçou-os a inovar.”
*GlobalData Q3 2023 Consumer Survey – Reino Unido, com 532 entrevistados, publicada em outubro de 2023
Fonte: Imprensa GlobalData
Unilever adere ao Tratado Global do Plástico em Assembleia da ONU
A Unilever Brasil acompanhou, junto a chefes de Estado, ministros...
VER MAIS