Fabricante das marcas Personal, Sym, Snob e Kiss, entre outras, a Santher Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A anuncia a venda de 100% de suas ações ordinárias para a joint venture H&PC Brazil Participações S.A., controlada pelas empresas japonesas Daio Paper Corporation (51%) e Marubeni Corporation (49%), numa transação cujo preço de aquisição líquido de endividamento é de R$2,303 bilhões (dois bilhões e trezentos e três milhões de reais).
Para a Daio, líder asiática na produção de papéis tissue e de produtos para cuidados pessoais, a transação representa uma oportunidade atrativa de entrar no mercado brasileiro onde a demanda por bens de consumo, incluindo o de cuidados pessoais, deve aumentar significativamente. A empresa tem planos de estender o negócio para as regiões da América do Sul e conquistar clientes interessados em produtos de alto valor agregado nas regiões do oeste e sul da África.
A Marubeni considera a expansão no mercado internacional dos produtos H&PC (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes femininos, guardanapos, etc.) como uma nova oportunidade de crescimento e prevê fornecê-los com alta qualidade em todo o mundo, e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente sustentável e um estilo de vida seguro e confortável.
Segundo José Rubens de la Rosa, CEO da Santher, o negócio compreende a ampliação e diversificação do portfólio de produtos Santher. “Vamos agregar às nossas potencialidades de gestão e governança, recursos financeiros e sinergias, bem como tecnologias de produtos e processos, e melhorando o atendimento às sociedades brasileira e latino-americana”, afirma de la Rosa.
Confiança na economia brasileira
A Daio e a Marubeni decidiram entrar conjuntamente no mercado brasileiro atraídas pela perspectiva de significativo crescimento populacional e pelo desenvolvimento econômico do país, onde se verifica notável expansão da demanda para bens de consumo (incluindo produtos de cuidados pessoais). O mercado de H&PC brasileiro é o quarto maior mercado do mundo, com a marca anual de crescimento de 5,6% (produtos de papel doméstico) e 5,4% (fraldas descartáveis) nos últimos cinco anos.
Os novos acionistas acreditam no amplo potencial da Santher para aumentar sua rentabilidade pela aceleração de seu processo de reorganização do sistema produtivo e implementação de medidas para estimular o crescimento da companhia. Os novos controladores reconhecem a força das marcas Top of Mind da Santher e irão potencializar este valor com a introdução de produtos premium. Planejam dar início à fabricação e distribuição de fraldas adultas, e reforçar o foco em produtos B2B de rápido crescimento para hospitais e clínicas pela introdução de novas tecnologias.
Mercado global
O mercado global de produtos H&PC é avaliado em aproximadamente US$ 180 bilhões (2018), com uma taxa de crescimento anual em torno de 3% nos próximos anos. A Daio e a Marubeni têm perspectivas promissoras para o mercado, tendo em vista a crescente demanda por produtos H&PC, impulsionada pelo crescimento populacional, desenvolvimento econômico, bem como pela melhoria dos padrões de vida nos países emergentes. Elas também acreditam que nos países desenvolvidos haverá uma grande demanda por fraldas adultas de acordo com o avanço do envelhecimento da população.
Fonte: Ralcoh Comunicação