Em poucos meses desde o seu lançamento – em setembro do ano passado durante a feira drinktec –, o novo ErgoBloc L, da Krones, já é um sucesso de vendas. O primeiro sistema de bloco de parte úmida no mundo a oferecer rendimento de 100.000 garrafas PET ou rPET de 500ml por hora contabiliza 30 pedidos de clientes da Krones em diferentes continentes. Esta alta demanda deve-se não somente ao alto rendimento do ErgoBloc L, mas também à versatilidade e à sustentabilidade do bloco.
O ErgoBloc L, que integra as funções de sopro, rotulagem, envase e fechamento com tampa, tudo em uma única máquina, pode envasar bebidas com ou sem gás. É um sistema extremamente compacto, ocupando 70% menos espaço na planta produtiva do que as linhas convencionais sem bloco. O sistema requer apenas um operador para gerenciar todo o processo produtivo, desde o sopro até o fechamento da garrafa. O design compacto, sem utilização de transportadores, resulta em viagens curtas das garrafas, e uma fácil visualização de toda a linha.
Do ponto de vista da sustentabilidade, com as melhorias técnicas introduzidas no túnel de aquecimento, foi possível reduzir o consumo de energia em mais de 10%, e o consumo de ar comprimido durante o processo de sopro em 20%. Além disso, usando apenas rPET, podem ser eliminadas 3.600 toneladas adicionais de CO2 por ano. O bloco ainda garante que não haverá perdas de rótulos na hora da decoração das garrafas, graças à função “No bottle no label”.
O maior desafio para o desenvolvimento do ErgoBloc L de alto rendimento foi em relação à enchedora, afinal a estratégia padrão de “mais carrossel, mais desempenho” é limitada pela física. Assim, o bloco foi equipado com duas unidades modulares de enchimento e fechamento, que fazem parte de um único monobloco com apenas um terminal de válvulas e uma classificação de tampas.
A enchedora Modulfill Dual tem cerca de 60 válvulas de enchimento a menos do que uma única solução de enchimento com o mesmo desempenho exigiria. Isso também é perceptível na economia de espaço dessa enchedora, pois ela tem um design mais compacto, apesar de ter um desempenho quase 20% maior.
O bloco de alto rendimento também apresenta inovações no processo de sopro – alguns componentes da quarta geração da Contiform foram usados, como a tecnologia “skip and run” recém-desenvolvida. Essa tecnologia monitora o bloqueio do porta-molde e permite que o came principal passe também por uma estação de sopro desbloqueada, de modo que uma preforma defeituosa possa ser ejetada, sem ativar a parada de emergência da máquina. Isso reduz bastante a taxa de peças defeituosas, e a intervenção do operador é eliminada.
O novo ErgoBloc L de alto rendimento da Krones não estabeleceu apenas um novo benchmark em tecnologias de bloco, como já é uma realidade de mercado. O primeiro sistema de 100.000 garrafas por hora entrou em operação na Niagara Bottling, importante engarrafadora de água mineral dos Estados Unidos.
“A Niagara Bottling conhece e aprecia a tecnologia altamente eficiente do ErgoBloc L há muitos anos. O ErgoBloc L com uma produção de 100.000 garrafas por hora foi o novo passo da Niagara e da Krones na evolução e na busca constante por uma produção rentável, sustentável e com alta performance”, destaca Alan Bunteman, vice-presidente de Engenharia da Niagara Bottling.
Fonte: Imprensa Krones