A Essity, líder mundial em produtos e soluções de higiene e saúde, é mundialmente reconhecida como uma das 100 empresas mais sustentáveis pela Corporate Knights e, em 2022, foi incluída pelo segundo ano consecutivo, no Anuário de Sustentabilidade da S&P Global. No ano passado, a companhia deu mais um passo em seu compromisso de zerar as emissões de CO2 até 2050, através de um projeto piloto, tornando-se a primeira empresa do setor de higiene e saúde no mundo a produzir papel tissue através de um processo totalmente sem emissão de CO2, que utiliza hidrogênio renovável para substituir o gás natural, na fábrica de Mainz-Kostheim, na Alemanha.
Segundo seu relatório global de sustentabilidade, a Essity tinha a meta de crescer 50% suas inovações sustentáveis, e se superou, alcançando a marca de 68% nas melhorias sociais e ambientais – 18% acima do esperado. Entre as inovações estão a calcinha absorvente lavável da marca TENA, o coletor menstrual V-Cup, e o Libresse Organic, absorvente que possui cobertura feita com 100% algodão orgânico e tecnologia avançada para proteção de peles sensíveis, composto por materiais biodegradáveis e que utiliza 70% menos plástico.
“30% do material plástico utilizado em nossas embalagens foi reduzido no último ano, graças aos novos processos de fabricação e desenvolvimento utilizados na fábrica do Brasil. Por aqui, também fazemos a gestão de resíduos sólidos e líquidos e toda reciclagem das sobras de produtos”, segundo Victor Hernández Albiter, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Essity para o South LATAM.
Em 2022, as embalagens para produtos de higiene e saúde continham, em média, 80% material renovável ou reciclado. “Até 2025, nosso objetivo é atingir 100% de reciclabilidade, sendo 85% de materiais renováveis ou reciclado, dos quais 25% de conteúdo reciclado em embalagens plásticas,” completa Victor.
No Brasil, a planta de Jarinu, no interior de São Paulo, com uma área de mais de 34.000 m², fabrica produtos para incontinência urinária, como fraldas para adultos do tipo abertas e “pull-up Pants”, absorventes, lenços umedecidos e tissue (guardanapos de papel) sob as marcas TENA e TORK, que alcançam um volume de produção de mais de 1.000 toneladas por mês.
Iniciativas sustentáveis relevantes na fábrica da Essity no Brasil:
– Gerenciamento de 100% dos resíduos industriais resultantes do processo produtivo
– 100% da água industrial vai para tratamento. Assim, 8.000m3 de água – o equivalente a três piscinas olímpicas – são reutilizados por ano
– A reciclagem dos resíduos líquidos oriundos da produção das toalhas umedecidas resulta em 2,78 toneladas de lodo para a compostagem e em 2021, gerou-se 1 tonelada de fertilizantes dedicados à agricultura e paisagismo
– Em 2022, iniciou-se um projeto com uma marca parceira de tapetinhos para cachorros, onde 30% de materiais descartados são destinados para a fabricação desses produtos
– 30% do material plástico utilizado nas embalagens foi reduzido, graças à melhorias no design e nos processos de fabricação utilizados na fábrica
– A Essity realiza a compensação de toda a energia consumida, tornando-se elegível a usar o selo de Energia Renovável I-REC, do Instituto TOTUM, em todos os produtos fabricados no Brasil.
Fonte: Agênciamam