Um estudante universitário alemão criou um material completamente biodegradável, feito inteiramente de águas marinhas mortas encontradas nas praias.
Felix Pöttinger, da Royal College of Art, em Londres, garante que o material (chamado POC) tem propriedades anti-bacterianas, que ajudam a manter a comida seca e fresca.
O estudante espera que o POC seja usado para reduzir os resíduos de embalagens de alimentos e plásticos. “É um material desperdiçado naturalmente e investigações anteriores mostraram que é altamente resistente contra o mofo”, explica.
As algas são misturada com uma substância das folhas, antes de serem comprimidas num molde. Depois, o material é aquecido até secar completamente.
Já que o novo material também é completamente renovável, Felix acredita que poderá vir a substituir as embalagens plásticas de alimentos.
“Estou a usar apenas as fibras de algas mortas que aparecem nas praias da costa do Mediterrâneo, portanto não há processo de colheita industrial que prejudique qualquer ser vivo”, garante Felix.
O estudante pretende criar uma empresa para testar o produto, para cumprir as normas de embalagem de alimentos da União Europeia.
Fonte: ZAP – aeiou