Close

Exportações de carne de frango cresceram 14% em janeiro, diz ABPA

SÃO PAULO  –  A receita com as exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados) aumentou 34,1% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando US$ 604,9 milhões, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em janeiro, os embarques total os embarques totalizaram 363,6 mil toneladas no mês, avanço de 14,8%.

“Determinados mercados da Ásia, Europa e Oriente Médio intensificaram as importações de produtos avícolas do Brasil. É um movimento incomum para o período, o que pode indicar reflexos do movimento que os vários focos de Influenza Aviária têm causado no comércio internacional, favorecendo as vendas de produtos provenientes de áreas livres da enfermidade, como é o nosso caso”, avaliou Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA, em nota.
No segmento de carne suína, a reeceita exportações totalizou US$  124,6 milhões em janeiro, um avanço de 76,2% na comparação anual, segundo a ABPA. O faturamento maior foi resultado tanto do aumento da quantidade exportada como dos preços mais elevados dos produtos. O volume embarcado aumentou 39,3% em janeiro, para 39,1 mil toneladas.

Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA, destacou, em nota, que “o crescimento mais expressivo aconteceu nas vendas para a Rússia, acompanhado pelo movimento positivo de compras de Hong Kong, China, Argentina, Singapura e Chile”.

Ainda segundo Santin, “o resultado do mês seguiu patamares semelhantes à média do ano passado, o que indica um ano positivo para a suinocultura”.

Fonte: Valor Econômico