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Famiglia Zanlorenzi amplia produção de sucos

O grupo Famiglia Zanlorenzi, do Paraná, que produz vinhos e sucos integrais, inaugura hoje uma unidade fabril, localizada no complexo industrial que já possui em Campo Largo (PR). Com a nova unidade, a empresa amplia em 40% sua capacidade de produção. A unidade demandou investimento de R$ 40 milhões, que só foi anunciado agora. O aporte foi feito com recursos próprios da família fundadora da empresa.

A fábrica terá capacidade para processar 15 mil garrafas de sucos por hora, ampliando a capacidade total de processamento para 55 mil garrafas por hora. A unidade será destinada à produção de sucos integrais e funcionais. A Famiglia Zanlorenzi também vai começar a competir na categoria de chás prontos para beber.

“Nosso portfólio de marcas tem uma boa entrada na classe A, mas temos dificuldade em ampliar as vendas para as classes B e C por causa do preço. Com o aumento da capacidade produtiva, será possível diluir custos e trabalhar no varejo com preços mais baixos”, afirmou Giorgeo Zanlorenzi, presidente da Famiglia Zanlorenzi e neto dos fundadores.

A companhia é dona das marcas de sucos Campo Largo, Casa da Uva e Simmm!. Esses sucos são vendidos no varejo a um preço médio de R$ 13 por litro. Outras linhas de sucos integrais podem ser encontradas a preços entre R$ 5,50 e R$ 8. “Fazendo pesquisas com consumidores percebemos que não havia críticas sobre a qualidade dos sucos, mas em relação ao preço”, disse Teodósio Piedrahita Júnior, diretor comercial da Famiglia Zanlorenzi.

Zanlorenzi disse que a fábrica vai usar uma tecnologia de embalagens que permitirá reduzir em 30% o custo do litro do suco, em comparação à venda do suco em garrafa de vidro. “O suco de um litro que hoje vendemos a R$ 13, poderá chegar nas redes de varejo a R$ 8, ou R$ 8,50, que é um valor mais próximo de outras marcas”, disse o presidente da companhia.

 

Zanlorenzi disse que a unidade vai produzir sucos em embalagens de pet asséptico. São garrafas plásticas parecidas com a garrafa pet convencional, mas com um revestimento transparente que permite a conservação do suco integral por mais tempo, sem uso de conservantes e refrigeração.

O suco passa por um processo de pasteurização (aquecimento e resfriamento) para controle biológico. O envase é feito em um equipamento fechado. Após injetar o suco, a máquina injeta nitrogênio na garrafa para expulsar o oxigênio da embalagem. Importados da Alemanha, os equipamentos foram desenvolvidos pela alemã Krones, especializada em produtos para o setor de bebidas. Com a tecnologia, disse Zanlorenzi, o tempo de duração do suco integral passa de 2 a 3 meses na caixinha para 9 a 12 meses.

A nova embalagem chega ao varejo até maio. As garrafas terão tamanhos de 250 mililitros, 900 ml e 1,35 litro. Com essas embalagens, a companhia vai ampliar o portfólio de bebidas de 24 para 42 produtos. Do total, 28 rótulos serão envasados em pet assépticos, englobando sucos integrais, sucos funcionais e chás.

A Famiglia Zanlorenzi coloca ainda no varejo em maio chás prontos da marca Campo Largo, nos sabores hibisco com cranberry zero açúcar, 3 Chás Zero (uma mistura dos chás branco, verde e mate), chá verde com gengibre e limão zero; e os mates com limão zero, com limão e açúcar demerara orgânico e o natural com açúcar demerara orgânico. Além dos chás, a empresa vai lançar um suco da linha Simmm! de uva integral com açaí, cranberry, romã, ameixa e morango.

A companhia não divulga receita, informa apenas que teve crescimento em receita próximo a 6% em 2016, porque foi afetada por uma quebra na safra de uvas. Para 2017, espera crescimento de 30% em receita com os lançamentos e a ampliação nas vendas de vinhos e espumantes – área em que é dona de marcas como Lunar, La Playa, Rayun, Famiglia Zanlorenzi 70 anos, Campo Largo e Las Fuentes.

Fonte: Valor Econômico