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Fator cool: como uma marca pode agradar os jovens

Pesquisa feita pelo Google mostrou quais marcas possuem boa comunicação com a Geração Z e Millenials. Interatividade e elo entre tecnologia e vida real ganham destaque.

O Youtube, Netflix, Google e Xbox são algumas das marcas que vem fazendo maior sucesso entre os jovens. Muito da reputação dessas empresas junto a esse nicho é proveniente do trabalho intenso de marketing e publicidade das empresas. Ser considerado antenado e “cool” por eles, no entanto, não é uma tarefa fácil. Aqueles que investem em diferenciações nas campanhas conseguem garantir engajamento por parte deles, segundo apontou a pesquisa “It’s Lit: A Guide To What Teens Think Is Cool”, feita pelo Google, que tem como o objetivo de dizer o que é “legal” aos olhos de adolescentes e jovens adultos.

Oreo, GoPro, Playstation, Doritos, Nike e Chrome são outras marcas que foram eleitas por esse fator “cool”. As atividades que esses adolescentes e jovens adultos acham interessantes representam o equilíbrio entre a tecnologia e a vida real. Esportes, música, moda, vídeo game e alimentação são temas que agradam esse nicho e se tornam mais propensos a ganharem abertura. Os serviços de streaming também estão em alta entre eles – Youtube, Netflix, Spotify e Hulu são as plataformas mais utilizadas.

Já nas redes sociais o Instagram é a mais utilizada, seguida por Snapchat e Facebook. O Whatsapp foi tido como mais interessante para os adolescentes do que para os adultos. O e-book foi elaborado como um guia para ajudar as marcas a como se relacionarem com a Geração Z e Millenials.

No Brasil, para se manter sempre na cabeça das pessoas, algumas marcas aproveitaram as novas tendências de comunicação, como a mídia OOH (out-of-home) para fortalecer seus nomes. Um exemplo foi o lançamento do smartphone Galaxy A, da Samsung. Em uma ação no abrigo de ônibus localizado na Av. Paulista, o smartphone foi posto dentro de uma vitrine embaixo de uma cascata d’água. Com o fluxo contínuo de líquido na tela do aparelho, o objetivo era demonstrar ao público a tecnologia à prova d´agua do aparelho. Todo o mobiliário urbano, assim como o sistema de cascata d’água foi elaborado pela BIZSYS.

Já para a divulgação do reality show Entubados, do Canal Sony, a agência apostou em interatividade. Em um ponto de ônibus também na capital paulista as pessoas puderam conversar ao vivo com participantes do programa, que apareciam em um telão personalizado. Para esta produção, foi criado um sistema de câmeras e streaming, que gerou a transmissão do estúdio para o meio da rua, de maneira fluída.

 

Fonte: Mundo do Marketing