Close

Fedrigoni lança nova linha de produtos baseados no upcycling

De Cinderela à rainha do baile: a glassine, o revestimento siliconizado que é separado e descartado durante a fase de aplicação das etiquetas autoadesivas, torna-se, graças à Fedrigoni Self-Adhesives, nova estrela da etiqueta decorativa que distingue o produto. O Grupo Fedrigoni, um dos líderes mundiais na produção e venda de papéis especiais para embalagens e outras aplicações criativas, assim como de materiais autoadesivos de alta qualidade, lançou o Re-PlayTM, uma linha de produtos revolucionária no mundo dos materiais autoadesivos e o primeiro exemplo de upcycling, não se tratando de uma simples reciclagem, mas de um processo pelo qual os resíduos adquirem valor e são transformados em um material mais precioso, com um impacto ambiental menor.

 

O Re-PlayTM é o resultado de uma solução de economia circular originada do programa de recuperação de liners Re-PlayTM da Fedrigoni Self-Adhesives. “Decidimos seguir esse caminho porque ele está alinhado com muitos de nossos objetivos ESG em termos de redução de resíduos e emissões de CO2”, diz Fulvio Capussotti, vice-presidente executivo da Fedrigoni Self-Adhesives. “O objetivo da Fedrigoni é tornar o cliente final parte integrante dessa abordagem de economia circular, com a inclusão de toda a cadeia de suprimentos, começando pelas gráficas, que são as primeiras usuárias do material autoadesivo”.

“Em termos de reciclagem, assinamos uma parceria exclusiva com Les Papeteries de Clairefontaine, que possui um processo de repolpação à baixa temperatura movida à biomassa. A adição do papel glassine ao papel branco usado resulta em um produto de alta qualidade sem a necessidade de processos invasivos de destintagem e com economias consideráveis em matéria-prima”.

Assim nasceu a nova linha Re-PlayTM composta por quatro tipos de papéis 100% reciclados: Nature White, Martelé, Retrò e Pearl. Todos esses produtos poderão contar com a certificação FSC recycled, que certifica sua composição e valor como produto reciclado e sustentável.

 

A Fedrigoni Self-Adhesives está entre as cinco entidades fundadoras da CELAB-Europa, um consórcio atualmente composto por 30 membros dedicados à implementação de um novo modelo de negócios para materiais autoadesivos, baseado na economia circular. Um dos objetivos do consórcio é identificar e realizar coletivamente soluções de reciclagem e reutilização dos liners e resíduos de etiquetas autoadesivas até 2025, através do desenvolvimento de um modelo sustentável e circular para mais de 75% dos materiais usados na Europa. A participação da Fedrigoni Self-Adhesives no consórcio CELAB-Europa faz parte de um projeto mais amplo de desenvolvimento sustentável e inovação que levou o grupo a se comprometer com um caminho de melhoria contínua por quase 30 anos.

 

Com seus objetivos ESG ambiciosos para 2030, a Fedrigoni está pronta para se tornar uma referência no setor em termos de políticas ambientais e um dos melhores locais de trabalho em termos de segurança, inclusão e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Fonte: Di Comunicazione