“Segura a emoção e hidrate-se”. Foi com essa frase que a Festa do Peão de Barretos registrou um consumo recorde de água em sua 68ª edição, com mais de meio milhão de latas. O evento, em parceria com a Poty Companhia de Bebidas, da marca de água Levity, e com a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, contou com mensagens espalhadas em suas comunicações que incentivavam todos os participantes a curtirem a festa com moderação, alternando duas latinhas de Brahma, cerveja oficial do evento, com uma latinha de água, com ou sem gás.
A água em lata, tendência de consumo que ganha cada vez mais espaço no mercado por sua praticidade e sustentabilidade, aparece pela primeira vez nessa festa na edição de 2023. Além disso, todos os que passaram pelo evento em Barretos, entre os dias 17 e 27 de agosto, tiveram acesso à água envasada em uma lata com rótulo exclusivo – 100% e infinitamente reciclável, e com o QR Code que leva diretamente para a playlist oficial do rodeio, uma utilidade adicional para quem quisesse viver o evento mesmo depois do fim, além de trazer também no rótulo a expressão “Eu fui!”, transformando o item em souvenir de recordação.
Com base no consumo dos anos anteriores, a Ball Corporation e a Poty forneceram a quantidade prevista para cobrir todo o evento, com mais de 400 mil unidades, considerando ainda um aumento significativo por conta da campanha de hidratação. A partir de um impacto das mensagens que superou as expectativas das marcas, rapidamente foram disponibilizados lotes extras de latas de 350ml para que o consumo continuasse acontecendo de forma consciente até o final da festa, em uma produção extra de latas em tempo recorde para atender a essa demanda que resultou em um aumento de 26% em relação ao volume previsto inicialmente.
“A Ball tem um compromisso muito forte com a sustentabilidade, o que nos inspira a abordar este tema em eventos dos mais variados. Consumo consciente é um assunto muito importante e não deve ser deixado de lado em nenhum momento, mas sim aproveitado em ocasiões como a Festa do Peão de Barretos, que recebe cerca de um milhão de pessoas. Essa é nossa oportunidade de impactar massivamente, de maneira positiva, e ainda colocar na mão do consumidor uma experiência única de consumo com o rótulo exclusivo do evento que é uma paixão nacional”, declara Daniela Tomatti, Vice Presidente Comercial da Ball para América do Sul.
“A Levity é uma água de qualidade superior, naturalmente alcalina. Com essa versão em lata seguimos o conceito de inovação, em um modelo de embalagem reciclável, seguindo a tendência mundial de sustentabilidade. É uma iniciativa de impacto pelo enorme público presente em Barretos. Traz mais conscientização e ajuda a mudar o comportamento das pessoas em prol de um planeta mais saudável”, afirma José Luiz Franzotti, Presidente da Poty.
A Ball e a Poty, ainda, se preocuparam com o destino das latas consumidas. Em ação conjunta com o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH), foram responsáveis pela gestão de resíduos descartados na festa. Como a embalagem principal de grandes eventos é a lata de alumínio, 100% reciclada no Brasil, é certo que estes envases que foram descartados de maneira correta, retornarão às prateleiras como novas latas em cerca de 60 dias, garantindo um perfeito ciclo de economia circular e zero resíduo para o meio ambiente.
Fonte: Edelman