Fortaleza recebe soluções de desenvolvimento sustentável da Ambipar Triciclo

Ambipar Triciclo, que integra a multinacional brasileira pioneira em soluções ambientais, a Ambipar Group, comemora a instalação de suas Retorna Machines no Ceará, com patrocínio do programa iFood Regenera e o apoio da Prefeitura de Fortaleza e do programa de gestão integrada de resíduos, o Mais Fortaleza. O objetivo ao recolher as embalagens é conscientizar a sociedade em relação aos benefícios da redução e da reciclagem de resíduos, em um processo de logística reserva.

O primeiro passo para que os consumidores sejam recompensados pelo Programa Triciclo de Fidelidade é se cadastrar no aplicativo ou no site Ambipar Triciclo, e, então, começar a depositar os recicláveis para acumular tricoins, como são chamadas as moedas do programa. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, como pagamento da tarifa do transporte público, rodoviário urbano e metropolitano de Fortaleza. Serão distribuídas 13 unidades de Retorna Machines Standart, em 8 terminais rodoviários e 5 unidades dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca).
O papel da Ambipar Triciclo com as Retorna Machines é realizar todo processo de coleta, transporte e destinação dos recicláveis, além da gestão de pontuação e troca das moedas tricoins. Atualmente, a empresa possui mais de 300 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, sendo 61 unidades distribuídas pelo Nordeste. “A parceria traz inovação e tecnologia atrelada a um sistema de benefícios de caráter social, alcançando o público que faz uso do sistema de transporte e as comunidades atendidas pelo projeto dos Centros Urbanos de Arte, Ciência, Lazer e Tecnologia, espalhados pela cidade, que serão recompensados e educados à medida que o projeto envolve toda a família”, explica Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO na Ambipar Triciclo Soluções Sustentáveis.

“No iFood, temos o compromisso público de fomentar a reciclagem por meio de iniciativas inovadoras, e esta ação ao lado da Ambipar, da Prefeitura de Fortaleza e do programa Mais Fortaleza é um grande exemplo de como parcerias público-privadas podem impulsionar a sustentabilidade”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood. Em 2021, lançamos nosso programa ambiental, o iFood Regenera, com a missão de reduzir o impacto da operação de delivery sobre o meio ambiente cumprindo duas metas até 2025: reduzir a poluição plástica causada pelo nosso ecossistema e ter ao menos 50% de modais não poluentes para fazer as entregas, compromissos que se conectam com essa parceria que une a Educação Ambiental com a tecnologia, completa o executivo.

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, que coordena a parceria no âmbito da Prefeitura, explica que o projeto une tecnologia e inovação para incentivar a consciência ambiental e um novo comportamento em relação aos resíduos sólidos na cidade. “Esse projeto é uma máquina de autosserviço para a coleta seletiva. Serão 13 máquinas nos terminais e Cucas, e o cidadão poderá depositar embalagens recicláveis. Para cada um desses itens, é possível acumular pontos que podem ser trocados em uma série de parceiros, inclusive créditos no Bilhete Único. Essa iniciativa é para estimular a consciência ambiental das pessoas, mostrando, na prática, que o resíduo tem valor. Também iremos cadastrar instituições filantrópicas de Fortaleza que podem receber os créditos, caso a pessoa queira doar esse valor. Depois de testado e aprovado, o projeto vai ser expandido para toda a cidade”, explica.

Como funcionam a Retorna Machine e o Programa Triciclo de Fidelidade

Para a Ambipar e seus negócios, hoje, regenerar faz parte de seu propósito, cujos princípios da economia circular servem como pilares: a eliminação de resíduos e a poluição; a manutenção de produtos e materiais em uso, além da regeneração dos sistemas naturais. A Ambipar Triciclo atua em sintonia com o propósito por meio do desenvolvimento de seus equipamentos.

A Retorna Machine é uma máquina de venda reversa, que aceita embalagens de alumínio, aço, plásticos em geral, longa vida, vidros, entre outras de material reciclável. Já a Recicla Pharma coleta embalagens do setor farmacêutico, bem como medicamentos vencidos ou em desuso. Por último, o Deixaki, no formato de contêiner, é destinado a coletar grandes volumes e tipologia de materiais recicláveis pós-consumo. Todo o material coletado pelos ecopontos é enviado à Ambipar Group para reaproveitamento e reciclagem, gerando matéria-prima, fonte de renda e emprego.

As tricoins, geradas nas 300 Retorna Machines com a entrega dos materiais pelos usuários, podem ser revertidas em diversos benefícios sociais, tais como crédito em transporte público, desconto em fatura de energia, crédito em telefonia e livraria, além de dinheiro em contas digitais de instituições financeiras parceiras.

Clique aqui para acessar o App ou o site com a localização de todos os ecopontos Ambipar Triciclo com acesso público.

Fonte: FSB Comunicação