Close

Garofalo e SABIC apresentam primeira embalagem monomaterial com conteúdo reciclado pós-consumo

A SABIC, líder global na indústria química, anunciou o lançamento bem-sucedido de outro projeto como parte de seu programa TRUCIRCLE  para acelerar a implementação de uma economia circular do plástico. Garofalo, um importante fabricante italiano de massas, lançou uma nova embalagem feita pela GT Polifilm e Polivouga usando polipropileno circular (PP) certificado pela SABIC. O material sustentável é derivado de reciclagem avançada e convertido em um filme de polipropileno orientado biaxialmente (BOPP) para esta aplicação, que é a primeira embalagem mono-PP da categoria, contendo 30% de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR). A Garofalo apresentou as primeiras embalagens de macarrão nas lojas italianas em março de 2023.

 

O conteúdo de PCR é baseado em plásticos ​​pós-consumo, que são transformados em óleo de pirólise em um processo avançado de reciclagem. Na SABIC, o pióleo é usado na produção de novos polímeros com as mesmas especificações dos plásticos virgens de matéria-prima convencional. Polivouga, um fabricante português verticalmente integrado de filmes flexíveis para embalagem, usa um grade SABIC ® PP 525PC do portfólio TRUCIRCLE da SABIC de polímeros circulares certificados para produzir o filme básico de BOPP para a nova solução de embalagem de massas. A GT Polifilm, especialista na produção de produtos flexíveis de polipropileno para embalagens automatizadas na indústria alimentícia, adiciona um filme de PP fundido ao filme de BOPP para criar uma estrutura monomaterial, que é então convertida em embalagens de macarrão feitas sob medida. Uma vez usados, as embalagens mono-PP podem ser facilmente recicladas novamente em fluxos de resíduos de PP existentes.

 

Abdullah Al-Otaibi, gerente geral ETP & Market Solutions da SABIC diz: “Para que essas soluções funcionem em longo prazo, os parceiros na cadeia de valor do material devem colaborar de perto. Com nosso programa TRUCIRCLE, estamos promovendo modelos de negócios inovadores para transformar nossa indústria de linear em circular e ajudar a evitar que o plástico em fim de vida seja desperdiçado. Em um ano, esse notável projeto conjunto mostrou o que pode ser alcançado para tornar realidade essa visão se todos os participantes trabalharem juntos para maximizar a reciclagem e a sustentabilidade do plástico pós-consumo”.

 

Os materiais circulares da SABIC são produzidos usando um esquema de contabilidade de balanço de massa de acordo com o programa International Sustainability & Carbon Certification (ISCC) PLUS, que segue um conjunto de regras pré-definidas e transparentes para rastrear o fluxo de material em cadeias de suprimentos complexas, desde a matéria-prima até a aplicação final .

 

Sergio De Gennaro, Gerente de Garantia de Qualidade da Pastificio Lucio Garofalo SpA afirma: “Na Garofalo, estamos totalmente comprometidos com a qualidade e compatibilidade ambiental de nossos produtos. Claro, esta nova embalagem inovadora reciclada é apenas um exemplo de nossas iniciativas sustentáveis, mas marca um importante passo à frente. Ele mostra como os fabricantes de alimentos e fornecedores de embalagens estão trabalhando juntos para trazer mudanças tão necessárias. Como um produto de embalagem feito com conteúdo reciclado e totalmente reciclável, ele também atende a um maior apelo do consumidor”.

 

Embora as embalagens plásticas flexíveis sejam muitas vezes a alternativa mais sustentável, muitos alimentos são embalados em combinações de papel/plástico ou laminados que são difíceis de reciclar e podem ter uma pegada de carbono maior devido ao maior consumo de recursos. Como uma solução mais responsável, o monomaterial flexível com conteúdo de PCR é potencialmente a rota de embalagem preferida para um número crescente de donos de marcas e varejistas, embora também seja apoiado por autoridades e ONGs da UE.

 

Ragionier Talamo, diretor único da GT Polifilm, acrescenta: “O desenvolvimento e a fabricação de soluções de embalagem sustentáveis ​​e economicamente viáveis ​​para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e plástico estão firmemente enraizados em nosso DNA. A incorporação de conteúdo reciclado tem sido uma área de foco importante para nós nos últimos anos. Ao apoiar a economia circular, agregando valor aos plásticos e promovendo sua reciclagem em novas embalagens, esperamos dar uma contribuição significativa para resolver o enorme desafio de melhorar as taxas de reciclagem e minimizar o desperdício de plástico.”

 

Tiago Barros, Diretor Executivo da Polivouga, comenta: “Como produtores de filmes flexíveis, temos consciência da nossa responsabilidade em concretizar os nossos objetivos de sustentabilidade e dos nossos clientes, e estamos muito empenhados no desafio. Nosso novo produto BOPP demonstra a jornada determinada em que embarcamos com a SABIC. Congratulamo-nos com a rota de reciclagem avançada oferecida pela SABIC como uma oportunidade de fazer uma contribuição significativa para a circularidade dos filmes de BOPP. Em colaboração com fortes parceiros globais, este projeto inovador está demonstrando a viabilidade de reutilizar resíduos plásticos em embalagens seguras para alimentos, em vez de perder seu valor em aterros sanitários ou incineração”.

 

Os polímeros circulares certificados da SABIC fazem parte de seu portfólio TRUCIRCLE™ e serviços para soluções circulares. Além de polímeros circulares certificados, isso também inclui design para reciclabilidade, produtos reciclados mecanicamente, polímeros renováveis ​​certificados de matéria-prima de base biológica e iniciativas de circuito fechado para reciclar plástico de volta em aplicações de alta qualidade e ajudar a evitar que plásticos usados ​​valiosos se tornem resíduos.

 

Uma amostra deste primeiro material de embalagem mono-PP com PCR para massas estará em exibição na Interpack 2023, que acontece de 04 a 10 de maio em Düsseldorf, na Alemanha, no estande B21 da SABIC no Hall 9.

 

Fonte: AH&M Inc.