Goiás supera meta estadual de coleta de latas de aço em 2023

Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, comunica superação da meta estadual de Goiás em 2023 para coleta de embalagens de latas de aço pós-consumo. Com as 3.261,04 toneladas de aço coletadas, os parceiros do Programa Prolata em Goiás fecham o ano com índice positivo e 54% maior que do que o esperado. Além disso, a entidade firmou colaboração com o primeiro entreposto da região.
Durante o ano de 2023, a Prolata Reciclagem esteve presente em quatro municípios do Estado: Alto Paraíso de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Rio Verde. Além de superar a meta de 2.106,96 toneladas, o programa deu continuidade às ações estruturantes realizadas com cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos.
Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, comenta sobre a parceria firmada com o primeiro entreposto do Estado, “Estabelecendo essa parceria com o primeiro entreposto de Goiás, nosso objetivo é aumentar a capilaridade e promover o escoamento de latas de aço com a rastreabilidade necessárias em novos municípios em 2024”.
O volume contabilizado pelo Programa tem como premissa a rastreabilidade por meio de nota fiscal de comercialização, o que possibilita não só rastrear os dados, mas também formalizar a cadeia de reciclagem do aço. Em 2023, todas as notas fiscais foram submetidas ao verificador independente, Central de Custódia, com o objetivo de garantir a não colidência e duplicidade entre os diversos programas de logística reversa que atuam no Estado.
A Prolata rastreou e revalorizou, no Estado de Goiás, cerca de 47% do volume colocado no mercado pelas empresas associadas aderentes. O volume representa o compromisso do programa em avançar nas iniciativas em todo o território nacional para alavancar o retorno das embalagens de aço para reciclagem e consequente fabricação de novo aço.
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem